Cáritas Brasileira

Seminário Internacional refletirá sobre migração e refúgio

Com o tema “Caminhos para a cultura do encontro”, evento que acontecerá em Brasília de 12 a 14 de junho visa escutar migrantes e refugiados

Da redação, com Cáritas Brasileiras

/ Foto: Divulgação

A Cáritas Brasileira promoverá entre os dias 12 e 14 de junho, em Brasília (DF), o Seminário Internacional sobre migração e refúgio. Com o tema “Caminhos para a cultura do encontro”, o evento tem como proposta  escutar os migrantes e refugiados e, a partir disso, refletir sobre o fenômeno dos fluxos migratórios: refúgio, hospitalidade, integração e questões jurídicas. 

Serão retratadas no Seminário as experiências em projetos de redes das organizações das Igrejas Cristãs e denominações religiosas, sociedade civil e governo que trabalham com a realidade migratória no Brasil, na perspectiva global e local. O Congresso também propõe mobilizar a sociedade e instituições na direção do que o Papa Francisco sugere como ações de garantia dos direitos e da dignidade das pessoas em situação de migração e refúgio: acolher, proteger, promover e integrar.

São esperadas para o evento cerca de 200 pessoas, entre elas migrantes e refugiados que vivem no Brasil e representam cerca de 50 países, além do arcebispo de Manila, Filipinas, e presidente da Cáritas Internacional, Cardeal Luis Antonio Tagle, agentes Cáritas, Igrejas Cristãs, denominações religiosas, agentes de pastoral, agências de cooperação e governos.

Leia também
.: Religiosa destaca desafios na acolhida a migrantes e refugiados
.: Fronteira Venezuela/Brasil: O trabalho da igreja na ajuda aos imigrantes venezuelanos

Para o arcebispo da arquidiocese de Aracaju e presidente da Cáritas Brasileira, Dom João José da Costa, o Seminário é um momento para convocar a sociedade brasileira, mas também internacional a olhar para essa realidade. “A Cáritas Brasileira, muito sensível a esta realidade, quer trazer para o centro de nossas atenções, essa discussão. Vamos nos somar! Cada vez mais nos comprometendo com Jesus presente na pessoa de cada irmão que precisa de nosso apoio, do nosso aconchego, da nossa presença”, afirmou.

Por fim, Dom João pediu: “Manifestemos esse nosso amor para com todos, não podemos cair na indiferença. É preciso que nos aproximemos de cada um, expressando o amor misericordioso de Deus que acolhe a todos”.

São parceiros na promoção do Seminário o Setor Pastoral da Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (SMH-CNBB), o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), o Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), o Instituto de Migrações e Direitos Humanos (IMDH), o Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM) e a Missão Paz.

Leia mais
.: Papa pede acolhimento e integração de migrantes e refugiados
.: “Compartilhe a viagem”: campanha de acolhida a migrantes e refugiados

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo