Comissão Católica para as Migrações

Em assembleia, Cardeal pede fim a preconceito contra migrantes

Durante abertura da Assembleia da Comissão Católica Internacional para as Migrações, Cardeal Parolin pediu mudança de atitude

Da redação, com Boletim da Santa Sé

Os migrantes e refugiados são constantemente apoiados pela Igreja /Foto: Divulgação Cáritas

Abandonar a cultura da rejeição, do preconceito e do medo no acolhimento de migrantes, este foi o pedido do Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, durante a abertura da Assembleia Plenária da Comissão Católica Internacional para as Migrações, iniciada na manhã desta terça-feira, 6. A Comissão Católica Internacional para as Migrações (ICMC), surgiu durante a Segunda Guerra Mundial e conta com representantes episcopais de diversas nações.

“O principal objetivo da Comissão é promover a aplicação dos princípios cristãos sobre migração e políticas em relação às populações e ter esses princípios adotados por organizações internacionais, tanto governamentais como não governamentais, particularmente a favor da proteção de família”, relatou o cardeal.

De acordo com Parolin, a ICMC possui uma experiência concreta de diálogo com governos, sociedade civil, instituições humanitárias e de segurança, organizações católicas e outras denominações cristãs. Esta postura – que gerou a publicação de pesquisas e guias sobre migração com importantes instituições internacionais (UE e Conselho da Europa, IOM, ACNUR) – deve ser continuada e ampliada, segundo o cardeal.

Leia também
.: No Ângelus, Papa agradece apoio dos católicos aos migrantes
.: “Compartilhe a viagem”: campanha de acolhida a migrantes e refugiados
.: Papa lança campanha da Caritas para acolhida de migrantes e refugiados

A Assembleia é vista pelo secretário de Estad como uma oportunidade da ICMC rever o caminho percorrido e se atentar às novas realidades enfrentadas por migrantes e refugiados, como a procura por segurança e uma vida digna. Diante da necessidade de melhorias, Parolin apontou dimensões e realidades a serem discutidas pela Igreja, são elas: a fragmentação das famílias – quando um membro da família migra sozinho para auxiliar o restante que permanece em sua pátria —, e a recusa de aceitação – visão da migração apenas como uma emergência, ou um perigo, mesmo após se tornar um elemento da sociedade atual -.

Durante seu discurso de abertura, o cardeal recordou as palavras do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Migrantes e Refugiados de 2014. “Francisco nos lembra que é necessária uma mudança de atitude em relação a migrantes e refugiados; a transição de uma atitude de defesa e medo, de desinteresse ou marginalização — que, no final, corresponde precisamente à ‘cultura do lixo’ – a uma atitude que tem em sua base a ‘cultura do encontro’, a única capaz para construir um mundo mais justo e fraterno, um mundo melhor”.

O cardeal reforçou o difícil e urgente compromisso da ICMC e da Igreja em trabalhar para uma mudança de atitude, e a realizar o abandono da cultura de rejeição. “Um trabalho de informação e conscientização em que sua Comissão pode ajudar a Igreja Católica a dissipar muitos preconceitos e medos infundados em relação à acolhimento de estrangeiros e — sem esconder o compromisso que a recepção exige em muitos aspectos — espalhar uma percepção positiva e equilibrada de migração”, comentou.

Leia mais
.: Religiosa destaca desafios na acolhida a migrantes e refugiados
.: Migrantes não são números, mas pessoas, afirma Cardeal Tagle

“A migração está na agenda de cada reunião que tenho com as autoridades governamentais que chegam ao Vaticano ou que vou visitar. Muitas vezes, recebo deles a apreciação e também a gratidão pela contribuição que a Igreja Católica, também através das organizações inspiradas por seus princípios, oferece em seus países, para permitir, como o Papa Francisco nos convida, a acolher, proteger , promover e integrar, com um senso de responsabilidade e de humanidade, esses irmãos e irmãs migrantes e refugiados”, reforçou.

Ao final de sua mensagem de abertura, o secretário de Estado convidou a ICMC a um período de renovação e acolhimento de novos integrantes. Segundo Parolin, a Assembleia da ICMC é importante, entre outras coisas, para a preparação do Pacto Global sobre migração e a Conferência de Marraquexe — que acontecerá entre 10 e 11 de dezembro de 2018 —. A Assembleia Plenária da Comissão Católica Internacional para as Migrações terá seu fim nesta quinta-feira, 8.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo