Pela vida

Bispo participará de seminário sobre ação que busca legalizar aborto

Dom Ricardo Hoepers participará de debate sobre ADPF 442 que busca, por meio judicial, a legalização do aborto no Brasil

Da redação, com CNBB

Dom Ricardo Hoerps/ Foto: Reprodução CN

O bispo de Rio Grande (RS), Dom Ricardo Hoepers, participará nesta quarta-feira, 30, do Seminário que debaterá a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442 que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). A ADPF 442 é mais uma das iniciativas que buscam, por meio judicial, a legalização do aborto no Brasil, posição contra a qual a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) já se manifestou na nota “Pela vida, contra o aborto”, publicada em abril do ano passado.

“Neste tempo de grave crise política e econômica, a CNBB tem se empenhado na defesa dos mais vulneráveis da sociedade, particularmente dos empobrecidos. A vida do nascituro está entre as mais indefesas e necessitadas de proteção. Com o mesmo ímpeto e compromisso ético-cristão, repudiamos atitudes antidemocráticas que, atropelando o Congresso Nacional, exigem do Supremo Tribunal Federal (STF) uma função que não lhe cabe, que é legislar”, escreveu a presidência da Conferência na nota.  

O evento é organizado pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, e promovido pelas Comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e a Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal. Dom Ricardo representará o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, Dom João Bosco Barbosa de Souza.

Leia mais
.: Especialistas comentam tramitação da liberação do aborto no STF

Dom Ricardo participará da segunda mesa do seminário, ao lado da doutora Angela Vidal Gandra Martins, pesquisadora na Harvard Law School e professora de Fundamentos Antropológicos do Direito; e do advogado da União Leslei Lester dos Anjos Magalhães, mestre em Direito Constitucional e autor do livro “O princípio da dignidade da pessoa humana e o direito à vida”, editora Saraiva, 2012.

Leia também
.: ONU: Vaticano reforça em Genebra posição contra o aborto

Também estará presente no evento o procurador estadual de Sergipe, José Paulo Leão Veloso Silva, que falou aos bispos durante a reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), na última terça-feira, 22. Ele estará na 4ª mesa do seminário, ao lado do padre Rafael Solano, mestre e doutor em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e pós-doutor em Teologia Moral e Familiar pelo Pontifício Instituto João Paulo II de Roma, Universidade Lateranense de Roma. Solano também é professor de Teologia Moral e Bioética na PUC-PR.

Estará presente também na mesa a juíza Liliana Bitencourt, da Vara de Família de Goiás, membro da entidade Rede Nacional de Direitos e Defesa de Família, e o padre Evandro Arlindo de Melo, chanceler da diocese de Palmas-Francisco Beltrão (PR).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo