Artigo Empreendedorismo

Qualidade de Vida no Trabalho

Especialista fala sobre a importância de se preservar a qualidade de vida no trabalho

André Prado*

Assim como todas as temáticas que envolvem o universo dos assuntos relativos à Administração de Empresas, a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) permite abordagens por ângulos diferentes.

Este relevante tema pode ser definido como um aglomerado de ações a serem tomadas noambiente interno e externo da empresa em prol dos colaboradores para evitar adoecimentos, elevado absenteísmo, buscando melhorias significativas na vida do trabalhador.

A empresa Google, uma das mais desejadas para trabalhar no mundo, é um exemplo de organização que vem investindo na qualidade de vida de seus profissionais. O ambiente da corporação chega a impressionar muitas pessoas ao redor do planeta com suas salas temáticas para reuniões, academias de ginástica, salas de massagens, refeitórios, áreas de recreação, oficinas de trabalho, bibliotecas entre vários outros benefícios.

Alguns que visitam unidades da multinacional ao redor do mundo ainda se perguntam: ainda pagam o pessoal para trabalhar em um lugar tão bom assim? Remuneram bem, diga-se de passagem.

A questão é que a organização percebeu que os colaboradores se tornam mais produtivos, saudáveis e criativos quando gostam das dependências em que exercem suas atividades.

Tornar o local de trabalho mais interessante e atrativo, faz com que os trabalhadores se sintam bem ao invés de permanecerem apenas esperando a sexta-feira chegar para verem-se livres do ambiente laboral.

Todas as empresas que desejam extrair o melhor de seus profissionais devem investir pesadamente em Qualidade de Vida no Trabalho, pois isto trará bons resultados para todos os que desenvolvem suas funções organizacionais.

Como manter a Saúde Mental

Algumas doenças que surgiram no século XXI são as denominadas mal do século. Realmente é um quadro preocupante, pois várias destas doenças são geradas por causa do estresse, vida turbulenta e atribulada.

Uma boa parte destas doenças está acompanhada de transtornos de ansiedade. A ansiedade, presente em um número considerável de colaboradores, independente da geração, faz com estes atropelem processos com impaciência para o cumprimento de metas.

Desta forma, este tipo de trabalhador pode ser um problema para a empresa, principalmente se ocupar uma posição de chefia por tender a colocar todo o seu pessoal na mesma frequência de sua paranoia.

Existe um ditado circulando em algumas organizações afirmando que chefes ruins adoecem seus subordinados. É verdade, embora incompleto, pessoas ruins são capazes de adoecer as demais e isto independe do ambiente.

Nos casos mais graves de transtornos, tais pessoas têm de ser identificadas pelas organizações e algum tipo de tratamento deve ser discretamente proposto. Caso isto não ocorra, talentos da equipe podem desistir da organização e procurar um ambiente mais saudável para trabalhar. Afinal, é pertinente enfatizar que estudos revelam que em boa parte dos casos os profissionais pedem demissão por causa de seus chefes embora gostem da empresa.

Caso identifique pessoas assim na empresa, a melhor coisa a fazer é tentar sair de sua área de ação se for possível. Não faltam no mundo laboral alguns transtornados, gente negativa, azarões, reclamões ou maledicentes sempre prontos criar boataria com a finalidade de espalhar pânico com suas frustrações.

Na vida pessoal é mais fácil se afastar de pessoas assim, mas na vida profissional nem sempre.

Caso seja obrigado a conviver em um local de trabalho com uma pessoa transtornada, a sugestão é que comece a cuidar urgentemente de sua saúde mental para que não absorva os problemas emanados.

Se a empresa que trabalha não investe em Qualidade de Vida no Trabalho, o ideal é que busque outra oportunidade ou procure sair da rotina nos finais de semana convivendo apenas com pessoas que lhe tragam boas energias.

Deixando de lado pessoas problemáticas, a sua vida e saúde mental melhorarão enormemente. Não precisa ficar com remorso em relação aos que retirar de sua vida, pois quem sabe a sua atitude contribuirá para que a pessoa afastada evolua.

Cabe ressaltar que isto não quer dizer que não possa existir uma coexistência pacífica, cordial e educada em ocasiões esporádicas na qual possa ocorrer um possível convívio social. Educação é sempre algo desejável em qualquer ambiente e não faz mal a ninguém.

Não é porque você conviveu bem com alguém no passado que isto ocorrerá da mesma forma no presente ou futuro. Na vida é necessário desapegar e saber desintoxicar. Existe um pensamento de autoria desconhecida que cita: “Se precisar forçar, é porque não é do seu tamanho. Isso serve para anéis, sapatos, amizades, profissão e relacionamentos”.

As pessoas envolvidas deverão respeitar e entender que não adianta forçar a convivência com qualquer pessoa que seja. Aqueles que gostarem de você compreenderão sua decisão de se preservar. Já os que não compreenderem, a falta de aceitação é um problema de que caberá unicamente a eles.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo