O Brasil tem aproximadamente 36 mil religiosos e cerca de 255 Institutos de Vida Consagrada. Essa vocação específica é celebrada na Igreja nesta terceira semana de agosto, mês vocacional. "Somos pessoas que nos consagramos de forma alegre para ouvir a Palavra de Deus e para ser testemunhas desta Palavra", explica irmão Paulo Petry.
Irmão Paulo, do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, mais conhecido como Irmãos de La Salle ou Irmãos Lassalistas, faz parte desses números. Há um mês foi eleito, com mais de 90% dos votos, presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Instituição responsável por animar e promover a Vida Religiosa no país.
A Conferência, que em 2014 celebrará 60 anos, trabalha com 20 Regionais nas cinco regiões do Brasil. A vida religiosa e o trabalho da CRB é o tema do Canção Nova em foco desta semana.
Acesse
.: Ouça entrevista na íntegra
.: Vida consagrada: religiosa fala de renúncias e escolha vocacional
Para irmão Paulo, o número de religiosos deveria ser ainda maior. "Em muitos lugares deveríamos estar e ainda não estamos: escolas, hospitais, comunicação, serviço social." Ele destaca ainda que para além desses trabalhos é importante o testemunho de vida cristã.
Para o presidente da CRB, não só as atividades pastorais, mas também a vida contemplativa exerce fascínio nos jovens. "Fascinam-se quando encontram pessoas que de fato vivem, e temos muito religiosos que dão este testemunho. Se vivermos na alegria e simplicidade podemos chamar e atrair pessoas".
O religioso explicou sobre a vocação de um irmão consagrado, falou sobre o surgimento de Congregações aqui no Brasil e sobre a inculturação de Congregações internacionais. Irmão Paulo conversou ainda sobre como surgiu a CRB, sua ligação com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e como tem sido feito o trabalho de incentivo e promoção da vida religiosa. [Ouça]