Ano Mariano

Presidente da CNBB participa da conclusão do Ano Mariano e faz balanço

O cardeal elencou cinco frutos do Ano Mariano que preparou o país para o tricentenário da Virgem Aparecida

Da redação, com CNBB

Presidente da CNBB participa da conclusão do Ano Nacional Mariano e dos festejos de Aparecida /Foto: Reprodução CNBB

O cardeal Sérgio da Rocha, presidente da CNBB, realizou na manhã desta quarta-feira, 11, um balanço e o fechamento do Ano Mariano. O encerramento, instituído pela Conferência para preparar o jubileu dos 300 anos do encontro da imagem no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo, é parte da programação da festa de Nossa Senhora Aparecida em que o cardeal está participando.

O presidente da CNBB destacou cinco principais frutos colhidos durante a caminhada das comunidades em todo o Brasil que se mobilizaram para celebrar o tricentenário da Padroeira. O primeiro fruto teria sido a maior divulgação e conhecimento popular da história da Virgem Aparecida, que auxilia na reflexão dos sinais de Deus na vida de todos.

“Num momento de aflição, em que três pescadores necessitavam conseguir rapidamente uma pesca abundante, eles foram surpreendidos pela manifestação do amor de Deus, através de um sinal aparentemente simples e pequeno, a imagem de Nossa Senhora da Conceição, que eles guardaram piedosamente e passaram a venerar” refletiu o cardeal Rocha.

A oração e a celebração foram apontados pelo sacerdote como o segundo fruto do ano do tricentenário. “As celebrações marianas, ao longo do ano litúrgico foram mais valorizadas. O Ano Mariano tornou-se ocasião especial de ação de graças a Deus por Maria”.

O presidente da CNBB destacou também a importancia de prolongar a vivência do Ano Mariano. “Valorizando o Magnificat, rezando com coração e os lábios de Maria Imaculada, Senhora Aparecida; com o rosário, contemplando a Jesus com os olhos de Maria” sugeriu.

O terceiro fruto seria o redescobrimento do retrato de Maria nos Evangelhos e na Igreja. “Foram palestras, encontros, cursos, artigos, que muito têm ajudado a cultivar uma autêntica devoção mariana, segundo os ensinamentos da Igreja”, afirmou o cardeal. As peregrinações foram elencadas como o quarto proveito. Que segundo o sacerdote, “demonstraram a alegria dos filhos por visitar a própria Mãe”.

O fruto maior, de acordo com o cardeal, seria a continuidade da multiplicação dos ensinamento de Maria ao seguir Jesus Cristo. “Crescer na fé em Cristo, como verdadeiros discípulos missionários, participando da vida das nossas comunidades e servindo os irmãos mais sofredores”, são ensinamento apontados por Rocha.

“Assim como N. Sra. Aparecida veio ao encontro dos humildes pescadores, num momento de grande aflição, possamos sair ao encontro dos que mais sofrem para compartilhar com todos a alegria do Evangelho”, finalizou o presidente da CNBB.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo