Saúde

Em Aparecida, Pastoral da AIDS fará campanha de testagem para o HIV

Campanha “Com a Mãe Aparecida, por um mundo sem AIDS” acontecerá durante festa dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida 

Da redação, com CNBB

Ação acontecerá entre os dias 11 e 13 de outubro no corredor do Centro de Apoio aos Romeiros /Foto: Material CNBB

Uma campanha de testagem para o HIV será realizada pela Pastoral da AIDS entre os dias 11 e 13 de outubro, durante a festa do jubileu dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. A Campanha “Com a Mãe Aparecida, por um mundo sem AIDS” tem como foco o Incentivo ao Diagnóstico Precoce ao HIV.

A pastoral estima realizar a testagem em cerca de 1000 pessoas e distribuir 15 mil panfletos de conscientização sobre os desafios da AIDS, para romeiros dos mais diversos locais do Brasil. De acordo com o coordenador da ação no Regional Leste 2, Evandro Ferrete, a ação acontecerá no corredor do Centro de Apoio aos Romeiros, localizado em frente ao portão principal de entrada de veículos.

No corredor, um espaço adequado para atender os fiéis gratuitamente na realização do teste será montado, resguardando a confiabilidade, segurança e sigilo de todos que realizarem o teste, de acordo com Ferrete. O coordenador da ação informou também que uma equipe de agentes da Arquidiocese de Vitória (ES) ficará responsável pela atividade. “Outros agentes de vários regionais também participarão, realizando a panfletagem e divulgação, convidando os romeiros a procurarem o espaço para testagem”, complementou.

Segundo o relatório “Acabando com a AIDS: progresso rumo as metas 90-90-90” disponibilizado pelo programa das Nações Unidas UNAIDS, em 2016, mais de dois terços (84%) das pessoas vivendo com HIV conhecem seu estado sorológico positivo. Das pessoas diagnosticadas HIV positivas, 79% estão vinculadas aos serviços, e das pessoas em tratamento, 91% têm carga viral indetectável devido à adesão ao tratamento. De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que 830 mil pessoas vivem com HIV/AIDS no Brasil até 2016. Dessas, cerca de 136 mil não sabem que estão infectadas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo