Durante Missa presidida por Dom Paulo Cezar, foi proclamado decreto de elevação da Paróquia Santo Antônio a Santuário; inicia-se um novo tempo para os fiéis
Da Redação, com Arquidiocese de Brasília
Na última quinta-feira, 25, a Paróquia Santo Antônio foi elevada a Santuário durante celebração solene presidida pelo Cardeal Dom Paulo Cezar. A Missa marcou um momento histórico para os Franciscanos, responsáveis pelo Santuário, e para a comunidade, com a leitura do decreto que reconhece a importância espiritual e cultural da Igreja.
Santuário é uma palavra que tem origem no latim e significa “local sagrado”. Segundo o cânon nº 1230 do Código de Direito Canônico, santuário refere-se a uma igreja ou qualquer outro lugar sagrado no qual os fiéis, em grande número e por algum motivo de piedade, fazem peregrinações, com a aprovação do bispo diocesano. Durante a homilia, Dom Paulo Cezar destacou o significado da elevação, ressaltando que a nova condição da igreja é um reconhecimento de sua história e do papel que desempenha como centro de devoção. “Este Santuário de Santo Antônio será um local de atração espiritual, onde a fé e a devoção se encontram”, afirmou o arcebispo de Brasília.
O evento também marcou a posse do Frei Edgar Alves como reitor do novo Santuário, posição destacada pelo cardeal em seu discurso, relembrando a missão de continuar a tradição de evangelização da Igreja. “Este é um momento de transformação e de compromisso com a missão de evangelizar, seguindo o exemplo de Santo Antônio”, declarou o celebrante.
A elevação ao status de Santuário representa um reconhecimento formal do Vaticano e reforça a importância da Igreja como um espaço de peregrinação e devoção na Arquidiocese de Brasília. O cardeal enfatizou que o local será um centro de misericórdia, onde os fiéis poderão buscar o sacramento da Reconciliação e encontrar consolo espiritual.
Leia mais
.: Cerimônia marcará geminação dos santuários Cristo Redentor e Frei Galvão
.: Cardeal Paulo Cezar Costa é escolhido representante da CNBB no Celam