Ceará

Padre de Santana do Cariri comenta beatificação da jovem Benigna

Padre Paulo Lemos é pároco na paróquia de origem de Benigna Cardoso, onde também se encontram seus restos mortais

Denise Claro
Da redação

Romaria de Benigna acontece todos os anos no dia 24 de outubro./ Foto: Divulgação Diocese de Crato

Nesta quinta-feira, 3, a Santa Sé anunciou a confirmação feita pelo Papa Francisco do martírio e beatificação da jovem cearense Benigna Cardoso, assassinada aos 13 anos, na década de 40, por sua decisão pela castidade. A pequena cidade de Santana do Cariri, em que Benigna viveu, tem hoje cerca de 17 mil habitantes, e ficou em festa com a notícia.

O pároco da matriz de Santana do Cariri e colaborador no processo de beatificação, Padre Paulo Lemos, comentou a notícia recebida hoje na Diocese de Crato:

“Estamos muito felizes com a boa notícia que nosso bispo Dom Gilberto Pastana nos comunicou hoje pela manhã a respeito da beatificação. Depois de vários anos de espera trabalhando neste processo, ouvindo as pessoas, os depoimentos, hoje temos então esta Graça, que deve marcar a história da nossa cidade e da nossa Diocese, pois Benigna é a primeira santa reconhecida pela Igreja no estado do Ceará, e é para nós modelo de santidade. Seu exemplo, seu heroísmo, servem de apoio para nossa missão de Igreja e nosso testemunho de cristãos.”

Benigna foi assassinada em Santana do Cariri. Era uma camponesa, órfã de pai e mãe, uma jovem muito simples que cresceu em santidade, no amor a Deus e ao próximo. Padre Paulo lembra que a menina era caridosa, além de muito devota de Nossa Senhora do Carmo e de Senhora Sant’Anna, padroeira do local: “Em 1941, assediada por um jovem, ela preferiu morrer para não cometer pecado. Uma história muito semelhante a de Santa Maria Gorete. O seu martírio foi atestado por toda a comunidade, pois ela morreu preferindo não ofender a Deus. Teve sua vida totalmente consagrada ao Senhor.”

Em 2011 o bispo de Crato pediu à comunidade local que fizesse um relato da história de Benigna. Em 2013 foi aberto o processo diocesano pela beatificação da jovem, e no mesmo ano foi aberto o processo romano, ao ser concluída a fase diocesana, na Congregação para a Causa dos Santos, sob a orientação do Monsenhor Matioli, sacerdote italiano já falecido, na época residente no Brasil.

Beatificação

Padre Paulo Lemos explicou que com o reconhecimento do martírio de Benigna e a aprovação do documento final na Congregação para a Causa dos Santos, automaticamente é aprovada a beatificação.

“Tudo indica que a beatificação acontecerá em outubro de 2020, portanto, daqui a um ano. A data ainda não foi definida, mas a aprovação já está concretizada com esta notícia de hoje dada pelo Vaticano. O próximo passo é organizar bem a beatificação, com toda a diocese, as paróquias, comunidades vizinhas, para que seja um dia muito marcante para todos nós, para podermos exaltar este odor de santidade e as virtudes heroicas desta menina santa.”, ressaltou o Padre.

Romaria de 24 de outubro

Há 16 anos, acontece, na cidade de Santana do Cariri, a Romaria de Benigna, no dia 24 de outubro, data de sua morte. O tema deste ano é “Sob a proteção de Benigna: escolhidos e enviados na Igreja em saída”. Na programação, estão previstas a romaria ao local da morte da menina e uma Missa. Padre Paulo afirmou que a Romaria deste ano será diferente, marcada pela ação de graças a Deus pelo sim da Igreja:

“A aprovação confirmou a fé do povo devoto de Santana do Cariri e da Diocese do Crato, como também de outros tantos romeiros que já vinham de outras dioceses e até de fora do país.”

Com a aprovação da beatificação, a cidade precisará se organizar para receber ainda mais devotos:

“Já estamos nos articulando com os poderes públicos, com parcerias para cuidar bem da infraestrutura, como também o nosso bispo Dom Gilberto já vem preparando os corações dos fiéis devotos de toda a diocese, os sacerdotes, a imprensa local. Estamos fazendo uma grande mobilização para a Romaria deste ano, e todos são convidados.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo