Nossa Senhora Aparecida

Novena da Padroeira começa nesta quinta com temática missionária

“Com Maria: escolhidos e enviados em missão” é o tema da novena, em sintonia com o Mês Missionário Extraordinário

Thiago Coutinho
Da Redação

Cartaz da Novena de Aparecida / Fonte: Santuário Nacional de Aparecida

“Vamos ecoar o que o Papa Francisco pediu, que outubro seja o Mês Missionário Extraordinário”. A frase do Padre José Ulysses da Silva, responsável pela Academia Marial no Santuário Nacional de Aparecida, sintetiza como será a Novena e Festa da Padroeira 2019, realizada no Santuário Nacional de Aparecida e que começa nesta quinta-feira, 3.

O tema da novena deste ano, “Com Maria: escolhidos e enviados em missão”, será refletido durante esses nove dias. “Vamos transformar isto tudo em novena, oração, terminando, nos últimos dias, com uma conexão com o Sínodo da Amazônia”, explicou o religioso. “Estamos de acordo com aquilo que foi pedido pelo Papa, ou seja, viver um mês extraordinário e a novena foi feita em cima desta proposta”, acrescentou.

Sínodo da Amazônia

O Sínodo da Amazônia ― cujo início se dará neste domingo, 6 ― também perpassa a temática da festa da Padroeira do Brasil neste ano de 2019. Segundo o padre José Ulysses, a ideia é trazer a preocupação do Papa Francisco e de todo o conceito desenvolvido pelo Pontífice em sua encíclica Laudato Si.

“O Papa quer chamar a Igreja toda para uma ecologia integral, aquela que olha em primeiro lugar para o ser humano e depois para a natureza. Em tudo isto, como o próprio Papa diz, está a conexão da vida. E quando acontece um desiquilíbrio, como está acontecendo, ameaça-se a vida, ameaça-se o ser humano”, ponderou.

Cruz missionária

Ainda sobre a Novena, a organização do evento resolveu, na atual edição, ressaltar a importância da Cruz Missionária, símbolo de outro pensamento difundido pelo Santo Padre: a Igreja em Saída.

“Trata-se de uma cruz missionária da América Latina”, explicou o religioso. “Este desejo do Papa de levar a Igreja para fora, uma Igreja missionária, que leva a cruz de Jesus, um cruz que continua e precisa estar de pé, conduzindo nosso trabalho missionário. Temos aqui um símbolo que traduz todas as nossas Igrejas”, refletiu.

Público estimado

Com relação ao número aproximado do público que visitará o Santuário Nacional até o dia 12, padre José Ulysses explica que é difícil fazer uma estimativa, mas pondera que este número cresce a cada ano. “A cada final de semana, temos uma média de 250 mil pessoas. Ou seja, calculo que durante a Novena e os dias da festa, teremos cerca de 400 mil peregrinos, embora não possamos afirmar isto de maneira muito precisa”, finalizou.

A Festa da Padroeira do Brasil 2019 vai de 3 a 12 de outubro, no Santuário Nacional de Aparecida.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo