Outubro

Cardeal Scherer comenta Consistório e Mês Missionário Extraordinário

Consistório acontece, neste sábado, 5. Mês Missionário Extraordinário foi convocado pelo Papa Francisco em 2017

Denise Claro
Da redação, com colaboração de Danusa Rego

Dom Odilo comentou sobre o Consistório deste sábado e sobre Mês Missionário Extraordinário./ Foto: Canção Nova

Neste sábado, 5, acontecerá, em Roma, o Consistório convocado pelo Papa Francisco para a criação de novos cardeais. O anúncio da data foi feito durante o Ângelus do dia 1º de setembro, juntamente com os nomes dos novos purpurados. Serão dez novos cardeais eleitores em um futuro Conclave e outros três como parte do Colégio Cardinalício, que, por razão de idade, não participariam em uma eleição do Sumo Pontífice.

O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, em entrevista nesta terça-feira, 1, ao jornalismo Canção Nova, comentou sobre a convocação que acontece, em média, a cada dois anos:

“Os novos membros vão compor o colégio cardinalício, que tem, claramente, a missão de ser o colégio de consultores do Papa, os cardeais são conselheiros do Papa nas suas decisões em relação a toda a Igreja.”

Com essa indicação, o Papa completará o Colégio dos cardeais eleitores, que, normalmente, são 120, e estava um pouco abaixo do número.

“Agora, vai ficar um pouco acima. O Papa, no entanto, quis chamar novos membros também para as substituições necessárias e integração de novos membros. Alguns são chefes de Dicastérios na Cúria, outros são bispos de dioceses que, em várias partes do mundo, era necessário a nomeação de um cardeal, para ter uma presença referencial naquelas áreas. É um momento muito significativo para a Igreja.”, afirmou Dom Odilo.

Mês Missionário Extraordinário

O arcebispo de São Paulo também aproveitou para comentar sobre o Mês Missionário Extraordinário, iniciado ontem. A convocação foi feita pelo Papa Francisco, em 2017, e é uma iniciativa para ajudar a Igreja a aprofundar a consciência missionária.

“Esse despertar é necessário em toda a parte, é muito importante na Europa e em outras partes do mundo onde a Igreja mostra sinais de cansaço, sinais de perda e dinamismo.”

Em relação à vivência eclesial local, Dom Odilo lembrou que é preciso ter abertura para ir em missão em direção aos outros povos, a missão ad gentes, mas também estar atento e evangelizar quem está perto:

“Hoje, todas as nossas cidades são terras de missão. Paróquias são terras de missão, de repente, até as nossas casas são terras de missão. Então, da parte de todos os católicos, é importante um novo despertar da consciência missionária, sabendo que Jesus quis que a Igreja fosse missionária, não uma Igreja parada, olhando só para dentro de si.”

Ao se recordar das palavras do Papa João Paulo II, que falava da Igreja no novo milênio, o cardeal reforçou que a Missão da Igreja está longe de terminar, mas está apenas começando.

“Estamos nesse começo missionário sempre, e precisamos sempre, de novo, retomar o sentido da missão, o espírito missionário e a prática missionária concreta. Este mês deve nos ajudar a isso, que tenhamos iniciativas missionárias, encorajemos nossas comunidades e paróquias, a contribuir para este novo despertar da ação missionária da Igreja.”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo