Comunhão eclesial

Nova presidência do CELAM realiza primeira visita oficial à Cúria Romana

A presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano, após tradicional audiência com o Papa Francisco, realiza visitas aos Dicastérios Vaticanos

Da Redação, com Conselho Episcopal Latino-Americano

A presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) realizou, nesta terça-feira, 17, o segundo dia de visitas aos Dicastérios da Cúria Romana. A nova presidência foi recebida em audiência pelo Papa Francisco nesta segunda-feira, 16, marcando a primeira visita oficial do mandato 2019-2023.

Três momentos marcaram a agenda dos bispos. De manhã, foi realizada a visita ao Comitê para intervenções caritativas em favor do terceiro mundo, organismo da Conferência Episcopal Italiana. Tratou-se de uma oportunidade para agradecer o apoio que a Igreja italiana oferece historicamente ao Conselho Episcopal da América Latina e, atualmente, à construção da nova sede da Escola Social e do Conselho Episcopal. Os bispos também relataram os trabalhos atuais de reestruturação do CELAM.

O segundo compromisso foi a visita ao Dicastério para os Leigos, Família e Vida. Os bispos foram recebidos pelo cardeal Kevin Joseph Farrel e pelo secretário, padre Alexandre Awi Mello, I. Sch. Ao conhecer o contexto da reestruturação, o cardeal Farrel ofereceu todo auxílio e abertura do dicastério, mencionando o respeito às iniciativas de cada região e destacou a necessidade de abertura às mudanças que devem ocorrer no coração das pessoas que estão próximas e apoiam o CELAM.

Leia também:
.: Celam passará por processo de renovação institucional

Por fim, o presidente da Celam, Dom Miguel Cabrejos e outros membros da presidência foram recebidos pelo Cardeal Peter Turkson, seus secretários e outros sacerdotes colaboradores do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. No encontro foram abordadas questões prioritárias do CELAM em questões sociais, como migração, ecologia integral, liderança dos católicos nos campos político, econômico e social, conflitos e violência e urbanismo. O cardeal Turkson incentivou o CELAM a continuar o processo de reestruturação, na perspectiva do processo pelo qual a Cúria Romana passa sob a orientação do Papa Francisco, tomando como referência a integralidade, a partir das chaves da simplificação, eficiência e inovação

Os compromissos oficiais serão retomados nesta quarta-feira, 18, com as visitas ao Dicastério do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos e à Secretaria de Estado. 

A atual presidência do Conselho Episcopal é composta pelo presidente Dom Miguel Cabrejos, arcebispo de Trujillo, Perú. Tem como primeiro e segundo vice-presidente, respectivamente,  o cardeal Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo e  o cardeal Leopoldo José Brenes, arcebispo de Managua, Nicarágua. E Dom Juan Carlos Cárdenas Toro, bispo Auxiliar de Cali, Colômbia, como secretário-geral. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo