Dom Adair José Guimarães foi transferido pelo Papa da diocese de Rubiataba-Mozarlândia para assumir governo pastoral de Formosa
Da Redação, com CNBB
A diocese de Formosa (GO) tem um novo bispo: Dom Adair José Guimarães, que até então estava na diocese de Rubiataba-Mozarlândia, no Estado de Goiás. A nomeação, feita pelo Papa Francisco, foi anunciada nesta quarta-feira, 27.
Atualmente, a diocese de Formosa tem como administrador apostólico o arcebispo de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, que assumiu as atividades em 2018, quando o então bispo Dom José Ronaldo Ribeiro renunciou ao cargo.
Sobre Dom Adair
Dom Adair é natural de Mara Rosa, no estado de Goiás. Foi ordenado padre em 21 de dezembro de 1986 e, desde então, exerceu várias atividades em seu ministério sacerdotal: pároco, reitor de seminário, responsável por pastoral vocacional e da juventude, entre outras funções. Ele possui especialização em Direito Canônico Matrimonial, pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro.
A nomeação episcopal aconteceu em 27 de fevereiro de 2008, pelo então Papa Bento XVI, para a diocese de Rubiataba-Mozarlândia. Sua posse foi no dia 25 de maio de 2008. Ele assumiu as funções de Juiz Presidente do Tribunal Eclesiástico da arquidiocese de Goiânia; membro da Equipe do Seminário Interdiocesano de Goiânia e bispo referência para a liturgia no Centro-Oeste.
Saudação da CNBB
Como de costume, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil enviou uma saudação ao bispo por sua nova nomeação. A mensagem é assinada pelo vice-presidente e pelo secretário-geral da entidade, respectivamente Dom Murilo Krieger e Dom Leonardo Steiner.
“Temos conhecimento de sua dedicação como pastor na Igreja Particular de Rubiataba-Mozarlândia nos últimos dez anos. Agradecemos ainda sua permanente colaboração com o regional centro-oeste da Conferência, sendo, ultimamente seu vice-presidente (…) Desejamos que o senhor seja muito feliz na Igreja Particular de Formosa e pedimos que o Espírito Santo o assista nesta nova missão”, afirma a mensagem.