Assembleia Eclesial 

Ninguém se sinta excluído da vida eclesial, destaca bispo de Lorena

Dom Wladimir Lopes comenta resultados que a diocese colheu ao consultar os fiéis para o processo de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe 

Julia Beck
Da redação

Bispo da diocese de Lorena, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias/Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

O processo de escuta – individual ou através de atividades comunitárias – para a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe terminou em 30 de agosto. A diocese de Lorena (SP) mobilizou os fiéis para enviar também a sua contribuição e divulgou o resultado final em suas redes sociais. 

Os principais pontos levantados foram os problemas enfrentados pelos batizados, a ausência de muitos católicos na igreja, o que os fiéis procuram em outras igrejas, a necessidade de iniciativas para a juventude e o uso das novas tecnologias.

Leia mais
.: Membros da Igreja comentam processo de escuta da Assembleia Eclesial

A Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe será realizada de 21 a 28 de novembro de 2021 com o lema “Somos todos discípulos missionários em saída”. O evento será presencial no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, e de forma remota em outros lugares da América Latina e do Caribe.

Organizada pelo Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), a Assembleia visa discernir os novos caminhos que a Igreja na América Latina e no Caribe deve percorrer para responder aos desafios pastorais atuais.

O objetivo da fase de escuta foi preparar e gerar diálogos. Este processo foi o fio condutor de todo o período de discernimento até o evento de novembro deste ano.

Ecologia

O bispo da diocese de Lorena (SP), Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, comentou sobre os resultados do processo de escuta na diocese. A ecologia, observou o prelado, é um dos pontos de destaque.

De acordo com o bispo, a ecologia não deve ser resumida pelo desmatamento, extinção de animais e poluição do ar.  “Ela também está ligada às múltiplas consequências do modelo econômico que levou o planeta ao momento atual de degradação social e ambiental”, frisou.

Ecologia também é, segundo Dom Wladimir, sobre as tradições perdidas das comunidades indígenas, impactadas por grandes obras; sobre a industrialização, trabalho e saúde mental.

“Esse tema, que o Papa Francisco denomina como ecologia integral, exige um olhar mais atento de cada um de nós aqui na diocese de Lorena”, afirmou.

Compromisso dos leigos e leigas com a Igreja

Dom Wladimir ressaltou também a importância de os católicos compreenderem que a Igreja, para além de suas estruturas, é composta por todos os batizados e enviados pelo sacramento do Crisma.

“Precisamos assumir cada vez mais o nosso compromisso de adultos na fé. Para isso precisamos conhecer a Palavra de Deus, fazer uma experiência concreta dessa Palavra na nossa vida, conhecer a tradição da Igreja, a tradição apostólica e todo o seu magistério”, destacou.

Segundo Dom Wladimir, todo o povo de Deus é chamado a participar da vida da Igreja, por isso a necessidade de que ninguém se sinta excluído da vida eclesial. “O desejo é que todos se sintam acolhidos e amados por Deus”.

Uma “Igreja em saída”, frisou o bispo, é também uma “Igreja de portas abertas”, que busque iluminar a humanidade com as “luzes do Evangelho”.

Leia também
.: Igreja latino-americana segue itinerário espiritual para Assembleia Eclesial

Acolhida

O processo de acolhida foi bastante citado pelos leigos e leigas da diocese de Lorena durante a fase de escuta. Dom Wladimir ressaltou que acolher o outro é acolher a Deus.

A grande proposta surgida a partir deste tema é a criação da Pastoral da Acolhida. “Devemos promover um espírito de integração e fraternidade, suscitando o sentido de pertença eclesial”, disse o prelado.

Homilia dos sacerdotes

Outro ponto destacado pelos fiéis diocesanos foi a necessidade de homilias mais bem preparadas. Sobre este fato, Dom Wladimir recorda que o Papa observou que quem preside a homilia deve estar consciente de que não está fazendo algo próprio, mas que está dando voz a Jesus, pregando a sua Palavra.

O bispo afirmou que o Santo Padre aconselha, na preparação da homilia, que os sacerdotes rezem, estudem a Palavra de Deus e façam uma síntese clara e breve. “A homilia não deve ir além de 10 minutos. O Papa pede que preparemos sempre uma boa homilia”, sublinhou.

Criação de Pastorais

Dom Wladimir destaca que o balanço da fase de escuta sugere a criação de algumas pastorais: a da Ecologia, da Acolhida e do Setor da Juventude.

O bispo revela que essa questão será estudada pela Comissão Diocesana de Pastoral. O prelado reforça que a Pastoral da Ecologia já foi implementada no Setor do Vale Histórico e será expandida. A Pastoral da Acolhida já existe no setor Cachoeira Paulista, onde está localizada a sede da Comunidade Canção Nova.

A Pastoral da Juventude está sendo reorganizada. Assim como as demais pastorais, o bispo conta que esta sofreu muitos impactos com a pandemia da covid-19.

Próximos passos

O resultado do processo de escuta da diocese de Lorena foi enviado ao Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do qual a diocese faz parte. O conteúdo será encaminhado para a organização da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe e ajudará na vivência do evento.

O próximo passo, de fato, é a Assembleia Eclesial que acontecerá entre os dias 21 e 28 de novembro. Após a realização do encontro, as arquidioceses, dioceses e prelazias que compõe a Igreja na América Latina e no Caribe irão aguardar novas diretrizes.

Estas diretrizes são esperadas para o ano de 2022. A partir delas, as igrejas particulares desenvolverão ações em resposta aos novos desafios enfrentados pela Igreja na América Latina e no Caribe, à luz da V Conferência Geral de Aparecida, dos sinais dos tempos e do Magistério do Papa Francisco.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo