Brasil

Membros da Igreja comentam processo de escuta da Assembleia Eclesial

Comissão Nacional de Animação da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe divulgou vídeos sobre o assunto

Da redação, com CNBB

Foto: Divulgação

A Comissão Nacional de Animação, no Brasil, do processo da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe começou a divulgar, nesta segunda-feira, 23 , vídeos nos quais membros da Igreja no Brasil falam sobre o processo de escuta no país. 

O bispo-auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portella Amado, foi um deles. Ele também integra a Comissão Nacional de Animação da Assembleia.

A Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe tem como lema “Somos todos discípulos missionários em saída”. Ela será realizada, de 21 a 28 de novembro de 2021, presencialmente no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, e de forma remota em outros lugares da América Latina e do Caribe.

Momento rico e desafiador

O secretário-geral da CNBB diz que para o Brasil a experiência de participar do processo de escuta tem sido rica e desafiadora. Ele destaca a ampla aceitação e participação dos mais diversos setores, entre os quais o bispo destaca a juventude.

De acordo com Dom Joel, o processo da assembleia tem levado a Igreja no Brasil a voltar-se ao Documento da Conferência de Aparecida (SP). Isso, firmando passos evangelizadores rumo à uma Igreja em saída, gerando comunidades cada vez mais próximas dos pobres e dos sofredores. “A assembleia eclesial não será apenas o evento de novembro próximo, mas um processo que já está acontecendo”, destacou.

Conheça o depoimento de Dom Joel: 

Crescimento

A assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, irmã Valéria Leal, apontou que a participação no processo de escuta significou um momento de crescimento grande. Isso oferecido pelas temáticas que a tem levado a pensar a realidade do país a se comprometer com o futuro da Igreja no Brasil e da América Latina.

“Como membro da Comissão de Animação Nacional acompanhei e testemunho as comunidades se organizando e mobilizando para participar do momento de escuta. Deu para sentir, e inclusive me alegrar, pelo compromisso de cada comunidade de realizar e se corresponsabilizar com esse processo histórico de escuta da nossa Igreja na América Latina”, disse.

Assista ao vídeo com a irmã Valéria:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo