AG&E

Movimento escoteiro católico do Brasil passa a integrar federação europeia

Escotismo católico teve início em 1920

Da redação, com colaboração de Frei André Tavares, O.P.

Escotismo Católico no Brasil completa seu centenário em 2020./ Foto: Divulgação

No mesmo ano em que o escotismo católico completa seu primeiro centenário, a “Associação Guias e Escoteiros Católicos do Brasil” (AG&E), movimento escoteiro católico brasileiro, passou a fazer parte da “Federação do Escotismo Europeu” (FSE). A integração da associação, que existe desde 2013, aconteceu no último dia 9.

A FSE é uma associação privada de fiéis reconhecida pela Santa Sé. Apesar de “europeia”, a Federação conta também com Associações do Canadá, Estados Unidos e México. Com a admissão, o Brasil passa a ser o primeiro país da América do Sul a ter uma associação que faça parte do grupo.

Marcos Jolbert é um dos responsáveis pelo movimento no Brasil./ Foto: Arquivo Pessoal

Marcos Jolbert é um dos responsáveis do movimento no Brasil, e comenta a relevância desta integração:

“A importância da admissão do movimento brasileiro na federação europeia está justamente no fato de a federação ser uma organização de direito pontifício. Somos no Brasil um movimento escoteiro católico, com católicos para católicos, e temos realidades aspirantes. Esperamos que com isso, o movimento se torne mais conhecido e chegue a outras dioceses.”

Leia também
.: Papa exorta escoteiros a caminhar com esperança no futuro
.: Papa escreve mensagem aos escoteiros europeus

Escotismo Católico

Há cem anos, em 1920, Lord Robert Baden-Powell, militar inglês que concebeu o escotismo, deu seu consentimento à fundação dos Scouts de France, associação escoteira católica francesa, na qual o escotismo foi enriquecido pelo Evangelho e ganhou cidadania eclesial, graças ao trabalho do jesuíta francês Padre Jacques Sevin (declarado Venerável pelo Papa Bento XVI em 2012).

No movimento, propostas como a educação para a responsabilidade e a liderança, dedicação, descoberta da natureza, busca da santidade passaram a atrair inúmeros jovens.

Membros do movimento de escotismo católico brasileiro./ Foto: Divulgação

A FSE é, além de uma federação, uma verdadeira fraternidade internacional conhecida pelo seu apego ao escotismo original, tal como o sonhou e realizou Baden-Powell. O fundador compreendeu a natural sede de aventura de cada jovem e idealizou um movimento educativo lúdico, que respeitasse a criança e o jovem, menina e menino, como são, com suas riquezas e limites.

Padre Jacques Sevin percebeu que o movimento poderia ser um excelente caminho para a maturidade cristã. Juntamente com outros contemporâneos, consolidaram então o escotismo católico.

As associações que fazem atualmente parte da FSE praticam um escotismo católico que tem suas raízes na antropologia cristã, na Doutrina Social da Igreja Católica e no escotismo tradicional de Baden-Powell, sendo fieis ao Magistério da Igreja e às orientações pastorais do Concílio Vaticano II.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo