Papa escreve mensagem aos escoteiros europeus

Santo Padre ressalta aos escoteiros que o encontro com Deus vence todos os medos

Rádio Vaticano

papa_escoteiros

Francisco convida escoteiros a não terem medo de defender valores cristãos / Foto: Arquivo

Rezem pela paz na Europa e não tenham medo de defender os valores cristãos. É o convite que o Papa faz aos escoteiros europeus, em uma mensagem publicada, neste domingo, 3, em ocasião do quarto encontro internacional – Eurojamboree. Até o próximo dia 10 de agosto, o evento reunirá 12 mil escoteiros na região francesa da Normandia. A 100 anos da eclosão da Primeira Guerra Mundial e a 70 do desembarque das forças aliadas na Normandia, Francisco escreve: “Vocês são os protagonistas deste mundo”.

“Para conhecer Jesus é necessário caminhar. Percorrendo a estrada, descobre-se que Deus se faz encontrar em diversas formas: por meio da beleza da criação, quando com amor intervém na nossa história, nas relações fraternas e de serviço que temos com o próximo”.

Com a sua mensagem, o Santo Padre confia aos escoteiros europeus uma importante missão, seguindo as três etapas que ele indicou no Rio de Janeiro [em ocasião da JMJ Rio2013]: “Ide, sem medo, para servir”. Convida também todos, fortificados no encontro com Deus por meio dos sacramentos e amparados pelo Seu amor que vence todos os medos, “a anunciar o Seu amor até as extremidades da Terra e a servir o próximo nas periferias mais remotas”.

Tantas são as gerações – reconhece Francisco – que devem à pedagogia do escotismo “o seu crescimento no caminho da santidade, a prática das virtudes e, em particular, a grandeza da alma”. Para isso, ao recordar o centenário da eclosão da Primeira Guerra Mundial, Francisco os convida a rezar por uma Europa unida e em paz, porque – diz o Papa – “vocês são os verdadeiros protagonistas deste mundo e não somente espectadores dele”.

Ao fim da mensagem, o Santo Padre encoraja todos a não terem medo de afrontar os desafios que implicam na defesa dos valores cristãos, em particular na defesa da vida, do desenvolvimento, da dignidade da pessoa humana, na luta contra a pobreza e os tantos outros desafios que se devem encarar todos os dias.

Em cada momento, quando o caminho se fizer mais difícil, conclui o Papa, estará ali o amor e o auxílio da Igreja que é mãe para ajudar vocês que são chamados a amar e a servir com a alegria e a generosidade próprias da juventude.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo