Euromoot 2019

Brasileiros participam de encontro de escotismo com o Papa

Audiência com o Papa é parte da programação do Euromoot 2019; evento reúne todos os membros do ramo adulto do escotismo católico

Julia Beck
Da redação, com colaboração de Denise Claro

Escoteiros em Roma, na Itália para o Euromoot 2019/ Foto: Marcos Jolbert

A delegação brasileira de escotismo católico está em Roma, na Itália, desde o último sábado, 27, para o Euromoot 2019. O evento europeu reúne membros do ramo adulto do movimento. O grupo brasileiro conta com seis membros, entre eles o missionário da comunidade Canção Nova, comissário nacional de rotas e responsável por todo o ramo adulto do movimento escoteiro católico do Brasil, Marcos Jolbert.

Leia também
.: Papa exorta escoteiros a caminhar com esperança no futuro
.: Papa escreve mensagem aos escoteiros europeus

Os brasileiros que participam do evento a convite dos organizadores, somam seis dias de caminhada percorrendo uma das regiões da Itália central. O trajeto seguido pelo grupo formado pela delegação brasileira e as delegações do México, Itália e Eslováquia é o : “São Bento”. “O evento possui quatro caminhos: o caminho de São Francisco, de Santa Catarina de Sena, São Paulo e São Bento”, contou Jolbert. Ao longo da caminhada, os escoteiros participam de atividades culturais e oracionais.

Marcos Jolbert/ Foto: Arquivo Pessoal – Marcos Jolbert

“Fazendo essa peregrinação entre montanhas, vales e florestas, nós vivemos a vida de escoteiro com profunda espiritualidade. Participamos da missa no campo, rezamos as laudes e rezamos o terço em várias línguas. (…) O caminho é duro, mas de profunda espiritualidade e vivência da fraternidade”, contou Jolbert. Juntas, as delegações do Brasil, México, Itália e Eslováquia somam 42 membros entre 17 e 54 anos.

O grupo está na metade do caminho. “Faltam 22km”, contabilizou o responsável por todo o ramo adulto do movimento escoteiro católico do Brasil. “Amanhã teremos uma atividade com todos os membros do escotismo no campo internacional”, comentou Jolbert.

O encontro com o Papa Francisco está previsto para este sábado, 3, na Sala Paulo VI. Os participantes do Euromoot apresentarão ao Pontífice um livro com as passagens do Evangelho, vividas ao longo da caminhada até Roma. Trata-se da segunda grande audiência de escoteiros com um Papa. Em 1994, São João Paulo II encontrou os escoteiros da Europa na Basílica de São Pedro.

As delegações internacionais de escotismo participarão no domingo, 4, da Santa Missa na Basílica de São Pedro, presidida pelo Cardeal Angelo Bagnasco. A celebração marcará o encerramento do evento organizado pela FSE (Federação do Escotismo Europeu – Bureau Internacional do Escotismo Católico)

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo