NOTA DE FALECIMENTO

Morre ex-Diretor da Rádio Vaticano, Cardeal Roberto Tucci

O ex-Diretor da Rádio Vaticano, Cardeal jesuíta Roberto Tucci, faleceu na noite desta terça-feira, 14; Ele completaria 94 anos no próximo domingo

Rádio Vaticano

O Cardeal jesuíta Roberto Tucci, ex-Diretor Geral da Rádio Vaticano, morreu na noite desta terça-feira, 14. Ele completaria 94 anos no próximo domingo, 19. Participou como perito no Concílio Vaticano II. Em 1973, foi nomeado à direção-geral da Rádio Vaticano onde permaneceu até 1985, quando passou a organizar as viagens apostólicas de João Paulo II, que o criou cardeal em 2001.

Rádio Vaticano

Em setembro de 1973, o Cardeal Roberto Tucci foi destinado à Rádio Vaticano. A nomeação constituiu, por si mesma, um sinal significativo do fato que a Santa Sé e a Companhia de Jesus pretenderam dar concretamente à Rádio Vaticano um dinamismo e uma eficácia adequada às suas possibilidades.

A decisão do Papa Paulo VI que, a partir de 1966, quis reestruturar e potencializar a Rádio Vaticano, veio ao encontro das necessidades da época e, assim, nasceram novos programas que privilegiaram a produção editorial.

A partir do Ano Santo de 1975 foram lançados novos programas informativos em quatro idiomas, o que marcou a virada jornalística que, somente mais tarde levariam “a Rádio do Papa” a um nível de qualidade de informação altamente profissional.

Funeral

As exéquias do Cardeal Tucci serão celebradas nesta sexta-feira, 17, às 15h30 na Basílica Vaticana pelo Decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano. Às 16h30, o Papa recitará a Oração Fúnebre Final.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo