#JubileuRCC

Padre colombiano fala das quatro ideias de Pentecostes

Padre colombiano, pioneiro na Renovação Carismática Católica, expõe quatro ideias sobre Pentecostes com as quais todo carismático deve se comprometer

André Cunha
Da redação

Na tarde desta sexta-feira, 30, terceiro dia de celebrações do Jubileu de Ouro da Renovação Carismática Católica (RCC), na sede da Comunidade Canção Nova, o Padre Diego Jaramillo, colombiano, pioneiro do movimento carismático no mundo, expôs quatro ideias de Pentecostes.

Padre Diego Jaramillo prega durante o Jubileu de 50 anos da RCC / Foto: Canção Nova

.: Acesse outras notícias sobre o Jubileu de Ouro da RCC

Espiritualidade de Pentecostes

A primeira diz respeito à “espiritualidade de Pentecostes” que, segundo o padre, consiste em cada batizado descobrir e reconhecer que é filho de Deus Pai.  “Um carismático deve ser um homem que sempre sente que Deus o ama e que Ele ama através de nós”, afirmou.

A espiritualidade de Pentecostes é também crer na salvação trazida por Jesus Cristo. Logo, em resumo e de acordo padre Diego, ela significa: ser amado pelo Pai, salvo pelo Filho e iluminado pelo Espírito Santo.

Cultura de Pentecostes

Esta segunda ideia trata do amor. Segundo padre, a Renovação Carismática deve amar o homem, bem como, a humanidade inteira; deve aceitar o próximo e traduzir a ideia de Pai, Filho e Espírito Santo para uma linguagem que seja entendida por todos os homens.

“Não precisamos de carismáticos que não creem em Deus, que dão as costas para os homens. Este tem que ser nosso compromisso para a tarde de hoje”, disse o padre aos fiéis.

O idioma de Pentecostes

A respeito da terceira ideia, o padre colombiano disse que a Igreja tem um idioma materno, o idioma do Espírito Santo. Este se expressa quando o padre diz “Isto é meu Corpo e meu Sangue…”, quando se diz “Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo…”; quando o padre diz “Deus Todo Poderoso…” e absolve os pecados; quando se proclama o Evangelho, e quando se ouve a Palavra de Deus.

“O idioma de Pentecostes é toda a palavra através da qual se possa receber a mensagem de Deus. Interpretar aquilo que Deus nos fala pela criação, por todas as formas que Ele nos fala”, explicou.

Clima de Pentecostes

Por último, padre Diego Jaramillo, estabelecendo uma comparação com as mudanças climáticas em curso no planeta, convidou os fiéis a pedirem uma “mudança climática espiritual”, na qual o “dilúvio do Espírito Santo” desça sobre todos. “Que haja uma mudança climática, a fim de que não seja mais uma Cachoeira Paulista, mas uma cachoeira espiritual”, disse o padre referindo à cidade-sede da Canção Nova.

“Se nosso coração está frio, se não tem ânimo espiritual, peçamos essa mudança climática, que nos encha de um fogo espiritual (…) Nestes 50 anos da Renovação Carismática, eu olho pra vocês com muito carinho e imagino que se todos vocês se comprometerem a viver de acordo com Espírito de um Novo Pentecostes, seguramente estaremos construindo uma nova Terra. Porque, onde está o Espírito, todas as coisas se renovam”, concluiu o sacerdote.

As comemorações do Jubileu da Renovação Carismática no Brasil acontecem até este sábado, 1º, na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista, e no domingo, 2, no Santuário Nacional de Aparecida.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo