Festa dos 50 anos

Monsenhor Jonas prega no Jubileu de Ouro da RCC

Fundador da Canção Nova destaca como a ação do Espírito Santo mudou sua vida

Kelen Galvan
Da redação

Pregação do fundador da Comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas Abib / Foto: Wesley Almeida-Canção Nova

A pregação do fundador da Comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas Abib, foi um dos momentos mais aguardados nesta quinta-feira, 29, durante o Congresso Nacional da Renovação Carismática Católica (RCC), evento que marca as comemorações pelo Jubileu de Ouro do movimento. 

A Festa do Jubileu de Ouro da Renovação Carismática Católica começou na noite desta quarta-feira, 28, na Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), e prossegue até sábado, quando os participantes seguem em peregrinação para o último dia do evento no Santuário Nacional de Aparecida (SP).

Em sua palestra, monsenhor Jonas refletiu sobre duas passagens bíblicas: Atos 1, 4-8, que afirma “mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força e o trecho do Evangelho segundo Lucas 24,49, onde diz: “Eu vos mandarei o prometido do meu Pai, entretanto permanecei na cidade até que sejais revestidos da Força do Alto”.

Leia também
.: Resumo da pregação do Monsenhor Jonas

.: Todas as notícias sobre o Jubileu de Ouro da RCC

Monsenhor Jonas afirmou que as promessas de Deus se realizam. Ele lembrou sua trajetória pessoal, quando realizava trabalhos com os jovens nos salesianos e começou a sentir um desejo sincero de fazer uma experiência com o Espírito Santo. Soube de um encontro da RCC com o padre Haroldo Rahm, chamado de experiência de oração no Espírito Santo.

“Eu era um padre que não rezava, porque um superior cometeu uma grande injustiça comigo. Fiquei muito ressentido, e você sabe os efeitos do ressentimento. Não é que eu não queria rezar, eu não conseguia. Rezava a Missa cedo e tinha feito um propósito de rezar todas as noites o ‘Vinde espírito Santo’, e eu era fiel. Eu não imaginava que eu estava pedindo o que necessitava”, lembra monsenhor.

O sacerdote recorda que conseguiu participar do encontro com padre Rahm no último momento e, após uma palestra sobre os carismas do Espírito Santo ficou surpreso. “Fiquei espantado, eu conhecia os carismas na Bíblia, mas estarem acontecendo hoje em dia?!. Padre Haroldo mostrava que isso estava acontecendo e eu desejei isso do fundo do coração”.

Ao final da Missa no encontro, padre Rahm disse aos outros sacerdotes que rezaria por cada um que quisesse o batismo no Espírito Santo, e monsenhor Jonas pediu a oração. “Eu não senti nada naquele momento (…) mas havia algo dentro de mim que eu não sabia definir (…) A oração vinha do coração, as palavras fluíam dos meus lábios”.

Ele conta que a partir desta experiência de oração tudo mudou em sua vida. “Sentia um ‘fogo’ dentro de mim (…) o amor pela Bíblia foi algo maravilhoso. O meu arrependimento pelos meus pecados mudou, eu sentia um profundo arrependimento pelos mínimos pecados que eu cometia (…) Caiu sobre mim o Espírito Santo, Deus veio em meu auxílio e me deu ‘Força'”. 

Um mês depois, ele participou com um grupo de jovens de outra experiência de oração, e a partir dali monsenhor Jonas, juntamente com esses jovens, começaram a fazer experiências de oração em várias cidades pelo país.

Monsenhor Jonas lembrou ainda como essa transformação motivou seus trabalhos de formação com a juventude e o início da Comunidade Canção Nova, em 1978, com 12 jovens. E mais tarde, em 1980, o início da Rádio Canção Nova.

“Hoje temos muitas retransmissoras pelo Brasil, estamos na Sky, na internet. Eu fiquei comovido ao saber que os nossos irmãos que moram no Japão viram a noite para acompanhar a programação inteira dos nossos acampamentos”.

Monsenhor Jonas concluiu a pregação enfatizando que tudo isso aconteceu por graça de Deus. “Estávamos realizando o que a Palavra de Deus diz, por causa do batismo no Espírito Santo. ‘Sereis minhas testemunhas até os confins da Terra’, só que eu não paro aí e não posso parar. Não sei até onde nós iremos, mas se é o nosso carisma não podemos parar. Temos que ir em frente”.

Primeira pregação desta quinta-feira foi com João Cláudio Rufino / Foto: Canção Nova

A primeira pregação desta quinta-feira foi com João Cláudio Rufino, atual responsável pelo Núcleo de Reflexão Teológica da RCC Brasil, mestre em Bíblia, filósofo e teólogo, sobre o tema “Espírito Santo, Senhor que dá a vida”.

A programação continua às 14h20, com a pregação de Michelle Moran, presidente da ICCRS, e às 16h, a Missa presidida pelo bispo diocesano de Lorena (SP), Dom João Inácio Müller. À noite, às 20h, acontecerá um grupo de oração jubilar. Toda programação será transmitida ao vivo pela TV Canção Nova.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo