Mesmo com queda no encerramento do mês de agosto, taxa é positiva quando comparada ao mesmo período do ano passado
Da redação, com Agência Brasil
A produção industrial brasileira fechou os primeiros oito meses do ano (janeiro-agosto) com crescimento de 1,5%, segundo resultados da pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta terça-feira, 3. Apesar de ter encerrado o mês de agosto com queda de 0,8%, frente a julho — na série com ajuste sazonal —, os quatro primeiros meses do ano registraram um crescimento de 3,3%. na produção.
Os dados da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física – Brasil revelaram ainda que na série sem ajuste sazonal, quando comparada ao mesmo mês do ano anterior, a indústria cresceu 4% em agosto deste ano, após também registrar taxas positivas em maio (4,5%). A pesquisa regional do IBGE mostrou avanço na produção industrial em 10 dos 14 locais pesquisados, junho (0,9%) e julho (2,9%).
A taxa acumulada nos últimos 12 meses, no entanto, continua negativa e fechou agosto em -0,1%, prosseguindo com a redução no ritmo de queda iniciada em junho de 2016, quando o setor fechou com queda de -9,7%.