Por volta das 10h de hoje, o aposentado Amantino Rodrigues, de 77 anos, passou por debaixo de uma corrente de proteção na sala de promessas do Santuário Nacional de Aparecida (SP) e colocou aos pés de uma imagem da Padroeira do Brasil uma fita branca com o comprimento de seu braço. Era o símbolo de sua prece.
.: FOTOS da Festa da Padroeira do Brasil
O ex-caminhoneiro de Itapeva (SP) que durante 50 anos viajou pelas estradas do país, veio à "capital da fé" pedir a cura das dores que sente nos ombros e da dificuldade de movimentação em um dos dedos da mão. As enfermidades que, segundo ele, são frutos de sua longa jornada de trabalho podem ser curadas pela intercessão de Nossa Senhora. "É a quarta ou quinta vez que venho aqui e já deixei duas muletas por um problema que tive na perna. Sou muito devoto dela", testemunha.
Amantino é um dos cerca de 150 mil peregrinos que apresentaram a "Mãe Aparecida" suas dores e alegrias neste dia especial para os católicos. Na manhã de hoje, uma multidão se comprimiu dentro do Santuário Nacional, às 10h, para a Missa Solene presidida pelo arcebispo local, Dom Raymundo Damasceno Assis.
A defesa da vida e uma clara oposição à proposta de descriminalização do aborto no país deram o tom das palavras do arcebispo. Dom Damasceno enfatizou que "rejeitar a vida é rejeitar a Cristo" e pediu as autoridades um "irrestrito respeito à vida, desde a sua concepção no seio materno até o seu declínio natural".
O pregador também recordou o Dia das Crianças que é celebrado hoje. Disse que elas são "o sinal da presença de Deus no mundo" e enviou um abraço "com afeto e carinho" às que estavam no Santuário ou acompanhavam pelos meios de comunicação.
'Radical'
Pela primeira vez, a imagem de Nossa Senhora Aparecida desceu do alto da cúpula da Basílica Nacional por rapel. Um homem segurou a imagem e ao mesmo tempo controlou um equipamento de corda por 70 metros até chegar ao chão com o símbolo da fé mariana. Os fiéis aplaudiram emocionados.
Durante toda a celebração, os milhares de peregirnos sacudiram bandeiras em honra a Nossa Senhora e criaram um clima de festa no Santuário.