Atualização de dados

Febre amarela: Brasil registrou 35 casos desde julho do ano passado

Ao todo, foram notificados 470 casos suspeitos, sendo que 145 permanecem em investigação e 290 foram descartados

Da redação, com Ministério da Saúde

Imunização de moradores pertencentes a áreas de risco é medida adicional de segurança /foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Brasil registrou, no período de julho de 2017 a 14 de janeiro de 2018, 35 casos confirmados de febre amarela no país, sendo que 20 vieram a óbito. Os dados foram atualizados pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira, 16, após informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde sobre a situação da febre amarela no país. Ao todo, foram notificados 470 casos suspeitos, sendo que 145 permanecem em investigação e 290 foram descartados.

O ministro da Saúde substituto, Antônio Nardi, reforçou a importância da vacinação da população que mora nas áreas com recomendação de vacina e explicou que, como medida adicional de segurança, o Ministério da Saúde solicitou mais 20 milhões de seringas específicas para fracionamento. A ação faz parte da estratégia de medidas de prevenção da febre amarela do Governo Federal.

Leia mais
.: Rio tem quatro casos de febre amarela confirmados este ano

.: Duas pessoas morreram por febre amarela no interior de São Paulo
.: Febre amarela: SP, RJ e BA vão adotar dose fracionada da vacina
.: Sete milhões de pessoas devem ser vacinadas contra febre amarela no estado de São Paulo

“As áreas determinadas para a vacinação continuam as mesmas e as medidas de prevenção, como intensificação de vacinação e fracionamento das doses também continuarão a ser realizadas e atualizadas conforme houver necessidade. Além disso, pessoas que viajarem para esses locais também precisam se vacinar”, afirmou o ministro da Saúde substituto.

A vacina para febre amarela é ofertada na rotina dos municípios com recomendação de vacinação nos seguintes estados: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A vacina  serve para a proteção durante toda a vida.

Leia também
.: Governo decidiu oferecer doses fracionadas da vacina contra febre amarela
.: São Paulo receberá 1 milhão de doses da vacina contra febre amarela
.: Parques em SP são fechados após morte de macacos por febre amarela

Desde o início de 2017, o Ministério da Saúde tem enviado doses extras da vacina contra a febre amarela aos estados que estão registrando casos suspeitos da doença. Neste ano de 2018, apenas no mês de janeiro, foram repassadas 8,8 milhões de doses da vacina aos estados de todo o país.

A febre amarela é transmitida por meio de vetor (mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes no ambiente silvestre). O último caso de febre amarela urbana foi registrado no Brasil em 1942, e todos os casos confirmados desde então decorrem do ciclo silvestre de transmissão.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo