Encontro

Em Brasília, missionários discutirão a realidade da Amazônia

Encontro reunirá 40 missionários que trocarão experiências e discutirão projetos para a região amazônica

Da redação, com Repam

Encontro tratará, entre outros assuntos, da atuação de novos missionários na Amazônia / Foto: Repam

De 14 a 19 de maio, 40 missionários da Amazônia se reunirão no Centro Cultural Missionário/CCM, em Brasília, ocasião em que discutirão experiências e estudarão projetos para atuação de futuros missionários na região. Este encontro é promovido pela Comissão Episcopal para a Amazônia/CEA da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil e CCM.

Desde de 2009, a CEA e o CCM atuam na formação de missionários para a realidade amazônica, mas só agora o reencontro pôde ser organizado. “Sempre sonhamos realizar essa atividade, será uma experiência bastante diferente”, afirmou Ir. Irene Lopes, assessora da CEA e secretária executiva da REPAM-Brasil. De acordo com a religiosa, missionários que atuam em diferentes frentes, seja junto aos indígenas ou nas cidades, estarão juntos para partilhar ações, sonhos e desafios.

Saiba mais
.: Repam mantém posição contrária a decreto sobre a extinção da Renca

A programação do encontro prevê análise de conjuntura, com olhar especial para a Amazônia, avaliação das formações que tiveram antes de seguirem para as missões, estudo e contribuições com o Documento de Estudo 100 da CNBB “Missionários/as para a Amazônia, palestras e retiro.

Para Ir. Irene, será uma oportunidade de, com a ajuda dos missionários, enriquecer o projeto e traçar novas metas para se continuar a investir na formação de padres, religiosos e leigos para a Amazônia. “A expectativa é de que o grupo partilhe o caminho realizado e nos ajude a suscitar novas congregações, novas pessoas que possam contribuir com a atuação missionária na Amazônia”, concluiu a religiosa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo