Evento em Brasília

Em encontro, missionários da Amazônia farão projeções para o futuro

Reunião será promovida pela Comissão Pastoral para a Amazônia da CNBB e reunirá cerca de 40 missionários e missionárias

Da redação, com REPAM

Missionários da Amazônia/ Foto: Repam

A Comissão Episcopal Pastoral para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoverá, entre os dias 14 e 19 de maio, um encontro com cerca de 40 missionários e missionárias que atuam na Amazônia. Os missionários irão se reunir no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília, para avaliar, partilhar experiências, estudar e projetar atuações futuras para a Amazônia.

Desde 2009, a Comissão Pastoral para a Amazônia e o Centro Cultural Missionário atuam na formação de missionários para a realidade amazônica, mas só neste ano, 2018, que o reencontro entre os missionários se tornará realidade.

“Sempre sonhamos realizar essa atividade, será uma experiência bastante diferente”, afirmou Irmã Irene Lopes, assessora da comissão para a Amazônia da CNBB e secretária executiva da Rede Eclesial Pan-amazônica (REPAM) do Brasil. De acordo com a religiosa, missionários que atuam em diferentes frentes, seja junto aos indígenas ou nas cidades, estarão juntos partilhando ações, sonhos e desafios.

Leia também
.: A questão indígena e a Amazônia foram discutidas na Assembleia da CNBB

A programação do encontro prevê análise de conjuntura, com olhar especial para a Amazônia, avaliação das formações e de contribuições com o Documento de Estudo 100 da CNBB: Missionários/as para a Amazônia, palestras e retiro. Para Ir. Irene, o reencontro é uma oportunidade de, com a ajuda dos missionários, enriquecer o projeto e traçar novas metas para se continuar a investir na formação de padres, religiosos e leigos para a Amazônia.

“A expectativa é de que o grupo partilhe o caminho realizado e nos ajude a suscitar novas congregações, novas pessoas que possam contribuir com a atuação missionária na Amazônia”, concluiu a religiosa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo