Nomeação

Dom Marcony Vinícius é nomeado novo Arcebispo Militar do Brasil

A Santa Sé anunciou, neste sábado, 12 de março, a decisão do Papa Francisco em  nomear o Dom Marcony Vinícius Ferreira, como novo Arcebispo Militar do Brasil.

Da Redação, com CNBB

Dom Marcony foi nomeado Arcebispo do Ordinariado Militar, após pedido de renúncia de Dom Fernando Guimarães. / Foto: Reprodução

Neste sábado, às 8hs, foi feito o anúncio pelo Arcebispo Metropolitano de Brasília, Dom Paulo César, da nomeação do até então bispo Auxiliar Dom Marcony Vinícius Ferreira, como novo Arcebispo Militar do Brasil, sucedendo Dom Fernando Guimarães que a partir de então deixa o cargo. O Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia apresentado por Dom Fernando ao governo pastoral do Ordinariado Militar do Brasil, por motivo de idade.

Na manhã de hoje a Arquidiocese de Brasília  vive um misto de sentimentos, a dor pela partida de Dom Terra,  e a alegria da nomeação de Dom Marcony que era bispo auxiliar desde 2014 na capital federal, para Arcebispo do ordinariado Militar.  

Novo arcebispo 

Dom Marcony Vinícius nasceu em Nascido Brasília à 3 de março de 1964. É filho de Francisco Canindé Ferreira, e de Maria do Céu Barroso. Com a designação para o ministério episcopal, foi o primeiro bispo nascido no Distrito Federal. 

O novo arcebispo do Ordinariado Militar estudou no Seminário Menor Bom Jesus, fez Filosofia e Teologia no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, todos em Brasília.

Em 8 de dezembro de 1987 foi ordenado diácono pelo bispo auxiliar de Brasília dom Geraldo Ávila. Foi ordenado sacerdote em 3 de dezembro de 1988, pelo arcebispo de Brasília, que na época era dom José Freire Falcão.

No tempo ministério sacerdotal, desempenhou muitos cargos: No decorrer do seu ministério sacerdotal, desempenhou inúmeros cargos: foi pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Sobradinho (1989-1993), e da Catedral Metropolitana de Brasília Nossa Senhora Aparecida (1996-2010); foi coordenador arquidiocesano de Pastoral; membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores; vigário episcopal para o Vicariato Centro (1996 a 2007) e vigário geral da arquidiocese de Brasília (2008 a 2011).

Foi também responsável pelo jornal litúrgico dominical Povo de Deus em duas ocasiões (1989-2003 e 2006-2011); Colaborou em grandes eventos sediados em Brasília: como na organização da visita do Papa São João Paulo II em 1991; e o XVI Congresso Eucarístico Nacional, em 2010, do qual foi responsável pelo Secretário Geral e coordenador da Equipe de Liturgia.

Formação

Dom Marcony tem pós-graduação na em Liturgia pelo Instituto Teológico Pastoral da América Latina (ITEPAL), em Bogotá. Também se especializou em Teologia Litúrgica, frequentando o Pontifício Ateneu Santo Anselmo (1993-1996) e depois o Instituto de Teologia Litúrgica da Universidade Santa Cruz (2011-2012), em Roma.

Ministério episcopal

Foi nomeado bispo titular de Vertara em 19 de fevereiro de 2014, e bispo auxiliar de Brasília pelo Papa Francisco, sendo ordenado em 12 de abril de 2014, na Catedral de Brasília pelo arcebispo emérito de Brasília, cardeal José Freire Falcão. Os co-consagrantes foram o então arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, e o arcebispo emérito de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis.

Atualmente, dom Marcony é o bispo referencial para a Pastoral Litúrgica no Regional Centro-Oeste da CNBB.

Novo bispo emérito

Dom Fernando José Monteiro Guimarães nasceu em Recife (PE), em 19 de julho de 1946, e é filho de Antônio Monteiro Guimarães e Judith Bacelar Guimarães. Frequentou o Seminário Menor dos Redentoristas em Garanhuns (PE), entre 1958 e 1961, e continuou os estudos no Seminário Redentorista de Campina Grande (PB), em 1962 e 1963.

O novo arcebispo emérito recebeu diversas condecorações, como a Medalha Pro Ecclesia et Pontifice, concedida pelo Vaticano. / Foto: CNBB

Depois do noviciado, emitiu a profissão religiosa na Congregação dos Redentoristas aos 25 de janeiro de 1965. Cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Redentorista de Juiz de Fora (MG), entre 1965 e 1969. A ordenação presbiteral ocorreu em 15 de agosto de 1971, no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campos (RJ).

Trabalhou na arquidiocese do Rio de Janeiro de 1972 a 1980, como assessor do cardeal Eugênio de Araújo Sales, membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral da arquidiocese.

Dom Fernando Guimarães é doutor em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana, da Pontifícia Universidade do Latrão de Roma (1989). Também é mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz de Roma.

No dia 12 de março de 2008, foi nomeado pelo Papa Bento XVI bispo diocesano de Garanhuns (PE). A ordenação episcopal aconteceu no mesmo ano em Roma, no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no dia 31 de março. No dia 6 de agosto de 2014, foi nomeado pelo Papa Francisco como arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil. Tomou posse em 7 de outubro de 2014, em Brasília (DF).

Dom Fernando atuou como membro do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, no Vaticano. Em janeiro de 2010, foi nomeado pelo Papa Bento XVI visitador apostólico da Eparquia de Nossa Senhora do Paraíso dos católicos greco-melquitas no Brasil. 

O novo arcebispo emérito recebeu diversas condecorações, como a Medalha Pro Ecclesia et Pontifice, concedida pelo Vaticano, e ordens honoríficas das Forças Armadas.

 

 

 

Saudação da CNBB a Dom Marcony Vinícius Ferreira

Estimado irmão, Dom Marcony Vinícius Ferreira,

Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como novo Arcebispo Ordinário Militar do Brasil. Nessa nova missão, possa o Espírito Santo o inspirar para esse serviço de especial singularidade, à frente daqueles que acompanham espiritualmente os militares do nosso País.

Junto com nossas felicitações e votos de um frutuoso ministério, gostaríamos de oferecer essa reflexão do Papa Francisco, para iluminar sua trajetória:

“Neste período, no qual estamos a viver uma «terceira guerra mundial por etapas», vós sois chamados a alimentar nos militares e nas suas famílias a dimensão espiritual e ética, que os ajude a enfrentar as dificuldades e as interrogações muitas vezes dilacerantes, ínsitas neste peculiar serviço à Pátria e à humanidade”.
(Discurso do Papa Francisco aos capelães militares participantes no IV Curso de Formação em Direito Internacional Humanitário).

Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, o acompanhe e proteja.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo eleito de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo