Igreja no Brasil

Papa Francisco nomeia bispo para Prelazia de Tefé (AM)

Dom José Altevir da Silva é o novo bispo da Prelazia de Tefé

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Dom José Altevir da Silva / Foto: Diocese de Cametá

O Vaticano anunciou, nesta quarta-feira, 9, a nomeação de um novo bispo para a Prelazia de Tefé: Dom José Altevir da Silva, C.S.Sp. Ele foi nomeado pelo Papa Francisco, sendo transferido da diocese de Cametá (PA).

A prelazia de Tefé estava vacante desde junho do ano passado quando o então bispo, Dom Fernando Barbosa dos Santos, foi nomeado pelo Santo Padre como bispo de Palmares (PE). Em agosto, o Colégio de Consultores de Prelazia escolheu padre Waïbena Atama Mahoba Mellon como administrador.

Sobre Dom José Altevir

Natural de Ipixuna, no Acre, Dom José Altevir tem 59 anos de idade e já foi missionário na Nigéria. Em 1889, professou os votos perpétuos na Congregação do Espírito Santo, pela qual foi ordenado padre em 6 de dezembro de 1992.

Em seu ministério sacerdotal, esteve no serviço pastoral em Belo Horizonte e Vilhena. Foi formador dos estudantes de Filosofia e Teologia na Comunidade Padre Laval, em Jardim Planalto (SP). Também foi secretário executivo da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). De 2012 a 2017, foi superior provincial da Província da Congregação do Espírito Santo no Brasil com sede em São Paulo.

Em 27 de setembro de 2017, foi nomeado bispo de Cametá. Sua ordenação episcopal foi em 16 de dezembro do mesmo ano.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo