CF 2022

CNBB abre oficialmente a Campanha da Fraternidade 2022

Lideranças, paróquias, dioceses e regionais de todo o Brasil puderam acompanhar abertura da Campanha da Fraternidade on-line

Da Redação, com CNBB

Dom Joel no vídeo de abertura da Campanha da Fraternidade de 2022 / Foto: Reprodução CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, nesta Quarta-Feira de Cinzas, 2, a Campanha da Fraternidade 2022. O tema é “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico, extraído de Provérbios 31, 26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”. 

O lançamento  ocorreu de modo totalmente virtual. A CNBB se utilizou de recursos técnicos, e ampliou assim a experiência rica e fecunda de 58 anos da Igreja no Brasil. A campanha é um dos modos de viver a Quaresma, tempo chamado à mudança do coração. 

A abertura oficial ocorreu com a divulgação de um vídeo, às 10h, com pronunciamentos dos membros da presidência da CNBB e convidados. Foi possível acompanhar o vídeo por meio das redes sociais (Youtube e Facebook) e também emissoras de televisão de inspiração católica. Assim como a do ano passado, a abertura virtual foi uma escolha da CNBB, como forma de prevenção à Covid-19.

Olhar para a realidade da educação 

Segundo o secretário geral da CNBB, Dom Joel Portella, o tema implica em olhar a realidade da educação, buscar seus objetivos mais profundos. A proposta é que em todas as situações da vida possamos falar com sabedoria e ensinar com amor. “Participemos desta abertura, vivamos intensamente a Quaresma e a campanha da Fraternidade. Cheguemos à Páscoa do Senhor com o coração transformado, um coração que trabalha por um mundo, uma sociedade de paz, fraternidade, justiça social, bem comum, amor e fé.”

No vídeo de lançamento, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos, Dom Walmor Oliveira de Azevedo,  Arcebispo de Belo Horizonte, disse que essa é uma especial oportunidade de serviço à vida plena. “Educação é pilar da paz e por isso mesmo precisa receber sempre mais investimentos significativos de todos. Governantes, empreendedores, instituições, segmentos todos, por isso mesmo a nossa Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, promovendo a campanha da fraternidade, busca fomentar a participação de todos no fortalecimento do campo educacional.”

O Papa Francisco enviou uma mensagem por ocasião da abertura da campanha. Francisco ressalta que essa relação – fraternidade e educação – é fundamental para a valorização do ser humano em sua integralidade. 

Essa é a terceira vez que a temática da educação é abordada na Campanha da Fraternidade. O tema já foi objeto de reflexão eclesial em 1982 e 1998. Segundo a introdução do texto-base, foi “a realidade de nossos dias que fez com que o tema educação recebesse destaque, um tempo marcado pela pandemia da Covid-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo