Mudança no episcopado

Diocese de Bragança do Pará tem novo bispo nomeado pelo Papa

Dom Jesus María Cizaurre Berdonces assumirá governo pastoral da diocese, substituindo Dom Luigi Ferrando 

Da Redação, com Rádio Vaticano

Dom Jesus María Cizaurre Berdonces, novo bispo de Bragabça do Pará / Foto: Divulgação

Dom Jesus María Cizaurre Berdonces, novo bispo de Bragabça do Pará / Foto: Divulgação

A diocese de Bragança (PA) terá como novo bispo Dom Jesus María Cizaurre Berdonces, nomeado nesta quarta-feira, 17, pelo Papa Francisco. Até então, Dom Jesus estava na diocese de Cametá, também no Pará. O bispo de Bragança do Pará era Dom Luigi Ferrando, que pediu renúncia por limite de idade.

Dom Jesus María Cizaurre Berdonces nasceu em 6 de janeiro de 1952, em Valtierra, arquidiocese de Pamplona y Tudela (Espanha). Como missionário na Prelazia de Marajó, exerceu o cargo de Vigário paroquial em Portal; foi Pároco em Afuá, Vigário em Salvaterra e Superior da Missão e Reitor do Seminário de Soure.

Também foi vice-prior da Casa de Nossa Senhora da Saúde, em São Paulo; Prior, Pároco e Vigário Episcopal em Belém do Pará e Vigário Provincial da Ordem dos Recoletos no Brasil.

Em 23 de fevereiro de 2000, foi nomeado Bispo da Prelazia de Cametá, recebendo a ordenação episcopal em 7 de maio sucessivo. Com a elevação da prelazia a diocese, em 6 de fevereiro de 2013, foi nomeado seu primeiro bispo diocesano.

No âmbito do Regional Norte 2 da CNBB foi Secretário, vice-presidente e presidente.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo