Nesta terça-feira

Bispo reconhecido pelo Papa terá ordenação pública na China

Padre Joseph Zhang Yinlin foi nomeado bispo em abril com aprovação pontifícia; essa será a primeira ordenação pública após a retomada de relações China-Santa Sé

Da Redação, com Rádio Vaticano

Nesta terça-feira, 4, deve acontecer na China a primeira ordenação episcopal a ser realizada publicamente no país. Trata-se do novo bispo de Anyang, na província de Henan, padre Joseph Zhang Yinlin, de 44 anos, nomeado no último dia 28 de abril, com a aprovação pontifícia.

Padre Zhang será o primeiro bispo chinês a ser ordenado publicamente no país três anos depois que a Santa Sé e a China retomaram o diálogo, em 7 de julho de 2012. Na época, Dom Taddeus Ma Daqin tomou posse como auxiliar de Shanghai mas, logo em seguida, se demitiu por protesto contra a Associação patriótica Católica chinesa, controlada pelo governo. Dom Taddeus ainda se encontra em prisão domiciliar, no seminário de Sheswhan.

O novo bispo de Anyang será também o primeiro bispo chinês a ser ordenado, publicamente, sob o pontificado de Francisco. Antes, a ordenação episcopal estava prevista para o último dia 29 de julho, mas a diocese decidiu adiar para o próximo dia 4 de agosto, por ocasião da festa de São João Maria Vianney, Santo Cura D’Ars, padroeiro dos sacerdotes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo