Nomeação para o Brasil

Diocese de Cajazeiras (PB) acolhe novo bispo nomeado pelo Papa

Frei Francisco de Sales é atual secretário-geral da Ordem dos Carmelitas em Roma; assumirá governo pastoral de Cajazeiras, na Paraíba

Da Redação, com CNBB

Frei Francisco de Sales, novo bispo de Cajazeiras (PB) / Foto: CNBB

Frei Francisco de Sales, novo bispo de Cajazeiras (PB) / Foto: CNBB

O Vaticano anunciou nesta quarta-feira, 8, a nomeação de um novo bispo para a diocese de Cajazeiras, no estado da Paraíba. Frei Francisco de Sales Alencar Batista, da ordem dos Carmelitas, foi o nomeado pelo Papa.

Atualmente, Frei Francisco é secretário-geral da Ordem dos Frades Carmelitas em Roma. Ele é natural de Araripina (PE), nascido em 17 de abril de 1968. Ingressou na Ordem do Carmo aos 18 anos e, em 1987, no noviciado Carmelita em Camocim de São Félix (PE). A primeira profissão religiosa ocorreu no dia 24 de janeiro de 1988. Cursou filosofia nos Institutos Vicentino, em Curitiba (PR), e Salesiano, em Recife (PE). Já a teologia foi realizada na cidade de Dublin (Irlanda), no Miltown Institute.

Foi ordenado diácono em dezembro de 1994 e presbítero, no dia 25 de novembro de 1995. Na Província Carmelitana Pernambucana atuou como reitor da Basílica do Carmo; administrador da paróquia Nossa Senhora da Piedade; formador do Juniorato; secretário e conselheiro provincial; além de prior provincial, por seis anos (2005 a 2011).

Em 2011, frei Francisco assumiu, em Roma, o ofício de vice-prior do Centro Internacional Santo Alberto. Desde 2014, é secretário-geral da Ordem do Carmo, preside a Comissão Internacional para a Liturgia e Oração e é membro da Comissão Internacional de Evangelização e Missão.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo