Artigo Empreendedorismo

As diferenças entre o RH Tradicional e o Estratégico

Especialista fala sobre um dos setores mais importantes das Organizações

André Prado*

Um dos setores mais importantes de uma organização é conhecido como Recursos Humanos (RH). As pequenas empresas, devido às dimensões restritas ou por falta de condições financeiras, geralmente não possuem um RH.

Quando o número de colaboradores começa a aumentar, comumente os empresários terceirizam a contratação parceiros de negócios que auxiliem na gestão de pessoas. Entretanto, quando a empresa começa a expandir ainda mais, torna-se muitas vezes necessário criar o próprio departamento de RH.

Os graduados em Administração Empresas podem atuar em diversas áreas devido à amplitude que permite a formação. Parte significativa dos formados deseja trabalhar com RH, mas o que parece simples pode ser muito mais complexo do que parece.

Para atuar em um RH é preciso mais do que nunca, saber manter sigilo e lidar com os seres humanos que muitas vezes possuem diferenças de faixa etária, cultura, formação, costumes, enfim, vários fatores que podem ser um problema para a comunicação e ao desenvolvimento de um bom trabalho em equipe.

Porém, nem sempre quem é contratado para trabalhar em um RH, sabe como se portar e lidar com pessoas, pois este se constitui um dos maiores desafios em diversas corporações. Para piorar, uma parte considerável dos setores de Recursos Humanos atua de forma tradicionalista, focado apenas em processos operacionais.

Um RH tradicional está preocupado apenas em cumprir a rotina de seleção, contratação e gerenciamento rotineiro da vida laboral do colaborador, controle de assiduidade, geração de holerites e assim sucessivamente.

Este modelo de RH tradicionalista é ultrapassado e vem perdendo espaço no ambiente organizacional, pois não atende por vezes as demandas das empresas. Realizar apenas rotinas de RH não tem sido suficiente para contribuir de forma mais sólida para o crescimento corporativo de boa parte das organizações.

Cabe lembrar que o RH é primordial para uma empresa, pois se este não selecionar os melhores talentos, não haverá como uma empresa sobreviver aos desafios impostos pelo mercado por não ter uma equipe vencedora.

O RH Estratégico

O RH estratégico, além de integrar-se aos outros setores das empresas para atender demandas, tem por finalidade estar alinhado com as principais estratégias da empresa. Para isto é necessário saber claramente quais são as metas e objetivos da organização e dos diversos segmentos que a compõe.

Em um simples comparativo, enquanto um RH tradicional está preocupado apenas com a burocracia e rotina do departamento, o RH estratégico atua de forma mais dinâmica gerenciando ações que levam em consideração os profissionais, as demandas organizacionais e mercadológicas.

O RH estratégico considera aspectos relevantes para o bom desempenho de suas funções, como as profundas mudanças que ocorrem no mundo do trabalho, novas tecnologias, meios de comunicação, desenvolvimento social, influências políticas e econômicas, entre outros.

Isto se deve ao fato de que no cenário mundial do mundo globalizado, existem enormes desafios com grandes paradoxos que não podem ser desprezados de modo algum. Entre estes não podem ser desconsiderados a capacidade de adaptação, estruturas flexíveis de trabalho, organizações mais ágeis, necessidade de constantes inovações, crescimento social, econômico e ambiental.

Desta forma, é precioso que um RH seja capaz de atender exigências maiores, novos comportamentos e fatores de diferenciação. Para tanto é preciso deter talentos com visão sistêmica e empreendedora, capacitados a traduzir os anseios e compreender o comportamento organizacional, gerar conhecimento e criar o novo, administrar o capital humano e assim por diante.

Em suma um RH estratégico visa a manter no capital intelectual de uma organização, profissionais de alto desempenho, capazes de gerar novos produtos e serviços, vencer a competitividade da concorrência e capitalizar pesquisas tecnológicas.

Em síntese fica claro que enquanto o RH tradicional faz a gestão de pessoas, o RH estratégico realiza a gestão com pessoas, importando-se realmente com os colaboradores e envolvendo-os estrategicamente em prol da corporação. Uma vez que os profissionais conheçam como funciona um RH estratégico, jamais irão querer retornar ao tratamento recebido por um RH tradicional.
______________________________________

*André Prado é Mestre em Educação com Menção em Gestão pela Universidad Politécnica Salesiana Ecuador, pós-graduado em Engenharia da Qualidade e bacharel em Administração de Empresas. Desenvolve atividades na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo, Faculdade Canção Nova e Centro Universitário Teresa D´Ávila. Para conhecer mais sobre gestão visite o site: www.andreprado.com.br

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo