Artigo - Empreendedorismo

Como a assessoria pode ajudar uma organização a prosperar

Todas as empresas devem contratar assessorias para descobrir problemas e receber retornos com opções de novos caminhos a empreender

André Prado*

Uma organização para sobreviver pode contar com várias formas de apoio à gestão. Internamente, dependendo do porte de uma estrutura organizacional, diversas funções de
linha e assessoria podem ser necessárias.

As funções de linha são ocupadas por executivos. Os profissionais de linha geralmente ocupam os cargos das diretorias, exercendo as atividades de execução para que a empresa consiga atingir as metas estipuladas. Já as funções de assessoria são ocupadas por conselheiros que orientarão desde a presidência ou direção geral da empresa até os executivos que exercem a função de linha. Em algumas corporações os assessores são conhecidos muitas vezes pelo termo inglês: Staff, que pode ser representado pelos colaboradores de uma organização, um órgão ou uma empresa contratada.

Dependo do posicionamento no organograma de uma empresa, linha e assessoria podem entrar em conflito em suas ideias sobre os melhores caminhos a seguir. Os executivos de linha muitas vezes alegam que os assessores são demasiados teóricos, não tendo percepção de como as sugestões dadas implicam na aplicação prática. Já os assessores por vezes dizem que os executivos de linha não têm boa vontade em aplicar suas sugestões.

Os melhores assessores geralmente são aqueles que já ocuparam as funções de linha, pois estão acostumados com o pragmatismo das empresas. De toda forma, ambas as atividades, tanto linha como assessoria são importantes para a empresa e os conflitos existentes devem ser resolvidos para o bom andamento da vida organizacional.

A relevância da assessoria

Está certo que as atividades de linha são fundamentais para uma empresa, pois lidam com a execução e desafios impostos no cotidiano organizacional. Entretanto, equivocam-se aqueles que acham que a assessoria é passível de ser descartada.

A assessoria também pode ser designada como consultoria e esta pode ser interna ou externa, ou seja, as funções podem ser internamente ocupadas por colaboradores da própria empresa ou externamente por profissionais autônomos e organizações especializadas no assunto.

É importante saber que tanto o assessor interno como externo são necessários. O interno conhece mais a cultura da empresa, entretanto pode ser parcial em suas colocações. Já o
externo pode acabar expondo as vulnerabilidades da organização a terceiros embora isto não seja ético, mas são imparciais e podem trazer uma visão da empresa não observada por quem está ocupado com as funções diárias da corporação.

No entanto, para contratar uma empresa de consultoria disponível no mercado é preciso saber a experiência dos consultores que a mesma possui. Isto evitará a contratação de indivíduos que não tenham muita noção do que estão dizendo ou fazendo.

É fato de que às vezes uma empresa é demasiadamente pequena demais e não tem recursos financeiros para contratar uma empresa de consultoria ou um consultor. Neste caso é possível buscar auxílio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pois trata-se de uma entidade privada sem fins lucrativos criada para dar apoio e orientação gratuita para microempresas e empreendedores individuais.

As consultorias externas são contratadas inclusive por multinacionais que possuem efetivados em seus quadros talentos formados nas mais renomadas instituições do país e exterior, mas, que vez por outra, devido à severa ocupação de suas funções diárias, deixam
involuntariamente que algumas situações despercebidas gerem problemas que necessitam de soluções contundentes.

Assim sendo, as consultorias permitem com que diversas organizações optem por realizar
mudanças significativas em seus rumos. Todas as empresas, independente do porte, devem contratar assessorias para descobrir problemas e receber retornos com opções de novos caminhos a empreender.

______________________________________

*André Prado é Mestre em Educação com Menção em Gestão pela Universidad Politécnica Salesiana Ecuador, pós-graduado em Engenharia da Qualidade e bacharel em Administração de Empresas. Desenvolve atividades na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo, Faculdade Canção Nova e Centro Universitário Teresa D´Ávila. Para conhecer mais sobre gestão visite o site: www.andreprado.com.br

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo