21 de outubro

Dia Nacional da Juventude 2018 já começa a ser preparado pelos jovens

Cartaz e o subsídio com 48 páginas já estão concluídos; material auxiliará na preparação e organização das atividades para o DNJ

Da redação, com CNBB

/ Foto: Divulgação

Em preparação para o Dia Nacional da Juventude (DNJ), que será realizado no Brasil, no dia 21 de outubro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) já concluiu a elaboração do material preparatório que norteará os encontros da juventude. O material, composto por cartaz e o subsídio com 48 páginas – com dicas, três roteiros de encontros e Ofício Divino da Juventude – está disponível para compra a partir da primeira semana de agosto, pelo site do “Centro de Cursos de Capacitação da Juventude (CCJ)”. 

A proposta da DNJ é de refletir sobre as temáticas: “Direitos Humanos”, “Cultura de Paz” e “Políticas Públicas para a Juventude”. O material traz também indicações de músicas, citações bíblicas, textos, indicações de sites e filmes que contribuem com a organização metodológica dos encontros. Esse ano, a Campanha da Fraternidade – “Fraternidade e superação da violência” – inspirou a criação do cartaz oficial que traz a cultura de paz e superação da violência ao mostrar o rosto de jovens que são vítimas da violência, mas também protagonistas na busca pela paz.

Com o tema, “Juventude Construindo uma Cultura de Paz”, e lema “Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz, neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham coragem, Eu venci o mundo” (Jo 16,33), o DNJ ocorrerá no mesmo mês da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos que terá como foco a juventude. O Sínodo acontecerá em Roma, entre os dias 3 e 28 de outubro e tem como tema, “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Todos os anos, organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. O DNJ acontece em todo o país todos os anos no último domingo do mês de outubro, exceto nos anos eleitorais, quando a data é alterada, como neste ano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo