Jovens brasileiros se mobilizam para participar da JMJ 2019

Grupos de jovens das arquidioceses de São Paulo, Bahia, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro se organizam para participar do evento

Da redação, com CNBB

Jovens brasileiros durante a JMJ Rio 2013/ Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

A 6 meses da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá de 22 a 27 de janeiro de 2019, no Panamá, os jovens brasileiros já se preparam para o maior encontro da juventude católica. A confirmação da participação do Papa Francisco na JMJ 2019 anunciada nesta terça-feira, 10, movimentou ainda mais a juventude. Em todo o país, grupos de jovens das arquidioceses de São Paulo, Bahia, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro se organizam para participar do evento.

Em Salvador (BA), um grupo da arquidiocese está se organizando para a viagem. O desejo do então bispo auxiliar e responsável pelo setor juventude, Dom Gilson Andrade da Silva é que todos os jovens da arquidiocese possam viver essa experiência juntos.

Para viabilizar a viagem, jovens de algumas paróquias baianas têm realizado atividades para custear a ida da maior quantidade possível de jovens ao evento. Neste sábado, 14, às 9h, haverá uma reunião extraordinária com todos os jovens da arquidiocese que desejam participar da Jornada.

Leia mais
.: JMJ 2019: Brasileiros se organizam para viagem ao Panamá
.: Organização da JMJ 2019 apresenta tipos de pacotes para peregrinos
.: JMJ 2019: Programação, novidades e lotes individuais

“É a maior experiência que um jovem católico pode ter e vale o esforço para estar presente, vivendo esse momento. Quando digo que vale o esforço, vale o esforço dos sacerdotes e paróquia também, para ver seus jovens lá”, diz o jovem da paróquia Nossa Senhora do Resgate, Gabriel Casali – um dos integrantes da delegação baiana e que, aos 21 anos, já esteve presente nos dois eventos anteriores, JMJ Rio e JMJ Cracóvia.

A JMJ é organizada pela Igreja Católica a cada três anos. Essa será a 3ª JMJ do Papa Francisco, depois do Rio de Janeiro em 2013 e Cracóvia em 2016. Ao se realizar no mês de janeiro, tendo em conta o verão austral, o encontro no Panamá deverá ter menos afluência europeia, mas uma participação mais forte dos países da América Latina, especialmente da América Central.

Leia também
.: Hino JMJ 2019 em português: Ziza Fernandes comenta trabalho realizado
.: JMJ Panamá 2019 lança a versão internacional do hino oficial

Programação da JMJ 2019

A pré-Jornada (dias nas dioceses) acontecerá em outros dois países, Nicarágua e Costa Rica, ali a semana missionária acontecerá de 17 a 20 de janeiro. A programação destes dias é de responsabilidade de cada Diocese. Para se inscrever na pré-JMJ, basta acessar o site da Diocese e escolher em qual deseja estar. A taxa de colaboração para estes dias é de U$ 50,00 (cinquenta dólares).

A tradicional Feira Vocacional ganha novo nome na jornada do Panamá: “Siga-me”! A feira, que acontecerá no Parque Omar Torrijos, estará aberta para os peregrinos entre os dias 22 e 25 de janeiro. Além de stands de várias expressões vocacionais, os participantes da JMJ poderão participar de workshops e partilhar a vida e caminhada com sacerdotes e leigos comprometidos. Seis palcos ao ar livre e seis Igrejas com momentos de Adoração serão os espaços para o Festival da Juventude que trará apresentações musicais, teatrais, exibições de filmes, momentos de oração, entre outros. Mais de 300 inscrições foram realizadas para a apresentação no festival.

Leia mais
.: Organização da JMJ 2019 apresenta tipos de pacotes para peregrinos

As catequeses da JMJ serão realizadas nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, das 09h às 12h. Cada um dos dias de catequese terá um tema específico e ao final, o Bispo que conduziu o momento presidirá a Santa Missa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo