Cerimônia de abertura

Copa do Mundo começa nesta quinta-feira

Cerimônia de abertura acontecerá no Estádio Luzhniki, em Moscou, às 11h30, horário de Brasília

Da redação

Começa nesta quinta-feira, 14, a Copa do Mundo da Rússia 2018. Com a cerimônia de abertura marcada para às 11h30, horário de Brasília, no Estádio Luzhniki, em Moscou, a seleção russa entra em campo tendo como rival a Arábia Saudita. Nesta, que é a 21° edição do mundial, participarão ao todo 14 seleções da Europa, cinco da Ásia, cinco da África, e oito das Américas.

Classificados desde outubro de 2017, as seleções da Rússia (país anfitrião), Brasil, Irã, Japão, México, Bélgica, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Nigéria, Costa Rica, Polônia, Egito, Islândia, Sérvia, França, Portugal, Argentina, Colômbia, Uruguai, Panamá, Senegal, Marrocos, Tunísia, Suíça, Croácia, Suécia, Dinamarca, Austrália e Peru já desembarcaram no país-sede e aguardam o início da fase de grupos.

Leia mais
.: Papa: que a Copa do Mundo possa favorecer a paz entre as nações
.: No clima da Copa, brasileiros decoram casas e ruas com cores da seleção

Em dezembro do ano passado, por meio de um sorteio, foram formados os oito grupos que compõem o mundial. Denominados por letras (da letra A até a letra H), cada grupo é composto por quatro seleções e já têm seus enfrentamentos definidos. O Brasil, que integra o grupo E do mundial, terá seu jogo de estreia no domingo, às 15h, contra a Suíça.

Ao todo, o torneio soma a participação de setecentos e trinta e seis jogadores, sendo 23 por seleção. Além da rotatividade de participantes da Copa do Mundo da Rússia, duas das seleções classificadas são novas no torneio: Islândia e Panamá. A novidade fez aumentar o número de seleções que já disputaram o mundial, de 77, para 79. 

Leia também
.: Veja a lista de convocados da seleção brasileira para a Copa do Mundo

O único país presente em todas as edições da Copa do Mundo, o Brasil é também a seleção que mais coleciona vitórias no mundial, somando 5 títulos. Se o título deste ano for conquistado pela Alemanha – campeã na copa de 2014 – , a seleção se igualará ao Brasil no número de títulos mundiais.

Leia também
.: Estados Unidos, México e Canadá sediarão Copa de 2026

A cidade-sede da Copa

Conhecida como o maior país a sediar o evento, a Rússia foi escolhida em 2010 pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) como a cidade-sede do mundial de 2018. Segundo informações do Comitê Organizador Local (COL), para receber a grande competição, o país obteve um gasto total de US$ 11 bilhões. O valor utilizado para o evento superou o gasto do Brasil na Copa de 2014.

A Rússia disponibilizará 12 estádios para os jogos da Copa 2018, destes, metade teve as obras concluídas neste ano. O Estádio de Moscou, Luzhniki, receberá o jogo final do mundial, enquanto a semi-final será no Estádio de São Petersburgo.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo