Dia do Enfermeiro

"Compaixão e entrega sem medidas", afirma bispo sobre enfermeiros

Bispo referencial da Pastoral Nacional da Saúde destaca Dia do Enfermeiro; Profissionais contam como conciliar a fé e a enfermagem

Verônica Suênia, 
Da Redação

Ayssa Pereira e equipe de enfermagem no Hospital Infantil

Nesta-quinta-feira, 12, é celebrado o Dia do Enfermeiro. No Brasil, a data marca também o início da Semana da Enfermagem – celebrada de 12 a 20 de maio.

Muitos desses profissionais da saúde, que têm a missão de ajudar as pessoas e curar suas enfermidades, entendem que a fé e a oração também somam no conhecimento e são importantes na prática do trabalho.

A enfermeira do Hospital Infantil em Patos (PB), Ayssa Pereira, conta que depois que consagrou a profissão a Deus e Nossa Senhora tudo fluiu melhor.

Assim como a “mãe da enfermagem”, Florence Nightingale, Ayssa diz que sua profissão é um dom recebido. Ela que cuida de crianças doentes relata: “Não é à toa que sou enfermeira, foi um dom que recebi para servir às pessoas necessitadas de cuidados e ser presença da mãe de Deus, especialmente para as mães que acompanham os filhos enfermos.”

Leia também
.: Mensagem do Papa Francisco para o Dia Internacional da Enfermagem

O bispo da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, é o bispo referencial da Pastoral Nacional da Saúde pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Nesta data, o prelado abençoa todos os enfermeiros do Brasil:

“Dou minha bênção, neste dia, a todos os enfermeiros, todos os profissionais de saúde de nosso país, e rogo que tenham como exemplo as figuras emblemáticas de Florence e Ana Neri.”

Dom Roberto disse que a Pastoral tem como finalidade evangelizar o mundo da saúde, desde os profissionais até os pacientes. Ele destaca três aspectos importantes: solidariedade com os enfermos; dimensão comunitária em igrejas e hospitais; e as políticas públicas, com campanhas articuladas.

Pastoral da saúde

Para o bispo referencial da Pastoral, as obras de misericórdia na Igreja também têm tudo a ver com a dimensão da saúde. Ele reforça que a presença de capelas hospitalares são importantes nas instituições confessionais: é um espaço perto dos doentes, que podem celebrar a fé.

Os profissionais da Pastoral da Saúde são preparados para visitar os doentes e participar das comissões entre os profissionais, tratar sobre assuntos pertinentes e fortalecer a espiritualidade.

“A fé e a vida estão entrelaçadas. Nem a ciência deve negar a fé, nem a fé deixar a ciência”, disse Dom Roberto.

Maria Alina – Samu

Para a enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Maria Alina Barreto, que trabalha diretamente com o socorro das pessoas, além do conhecimento, habilidade técnica e responsabilidade, é preciso ter compaixão e empatia na atuação.

“Sempre gostei da área, sonhava em atuar no preventivo, promovendo saúde, mas sem contato direto com o sofrimento humano”, conta. No entanto, a profissional afirma que salvar vidas de maneira direta a fez se sentir útil, foi quando realmente enxergou a importância de sua profissão.

Maria Alina relata que sempre coloca Deus à frente e fala com seus colegas e pacientes sobre fé e oração. Ela também lembra das dificuldades que esses profissionais enfrentam, com falta de recursos para exercer o trabalho, carga horária exaustiva, baixa remuneração e pouca valorização da categoria. No entanto, a profissional frisa que tem esperança de um reconhecimento maior da classe.

Referências históricas da enfermagem

As enfermeiras que foram pioneiras e representam esses profissionais foram Florence Nightingale, a nível mundial, e Ana Neri, no Brasil.

O Dia do Enfermeiro é uma homenagem à data de nascimento de Florence. Inglesa nascida na Itália, era cristã anglicana e decidiu ser enfermeira, acreditando ter recebido um chamado de Deus. Ela criou a primeira escola de enfermagem. Foi na guerra da Crimeia, em que o Reino Unido participou entre 1853 e 1856, que o seu trabalho se tornou mais conhecido.

Ana Neri, natural do interior da Bahia, foi reconhecida por prestar serviços voluntários nos hospitais militares durante a Guerra do Paraguai. Ana Justina Ferreira Néri nasceu no dia 13 de dezembro de 1814 e foi casada com um militar, por isso sua proximidade com o exército e a marinha.

Pandemia

Durante a pandemia da Covid-19, os profissionais de saúde tiveram um ritmo de trabalho dobrado e uma responsabilidade ainda maior.

Para a enfermeira Ayssa, neste período, estes profissionais viveram também grandes momentos de fé, com missas celebradas na intenção dos pacientes. “Vale a pena ver que, através das nossas mãos, podemos levar cura para quem tanto precisa no momento”, ressalta.

Leia mais 
.: Papa a médicos e enfermeiros: heróis anônimos da pandemia
.: 
“Padre enfermeiro” se torna voluntário em hospital de campanha

Dom Roberto também destaca o período de pandemia, que vem sendo vencido. Ele sublinha a compaixão e a entrega sem medidas destes profissionais. Confira a mensagem do bispo para o Dia do Enfermeiro 2022:

Mensagem de Dom Roberto – Pastoral da Saúde, para o dia do enfermeiro.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo