Artigo- Empreendedorismo

Como superar os desafios da vida pessoal e profissional?

Veja a importância de ser ético e manter o foco em meio aos desafios

André Prado*

Muitos são os desafios profissionais enfrentados por um colaborador na execução de suas funções. Certamente faltaria espaço neste artigo para abordar parte considerável destes desafios. As pessoas costumam enfrentar muitas provações tanto na vida pessoal como na carreira profissional.

Em ambos os casos para se proteger é prudente saber se afastar de indivíduos que possuam extrema negatividade. Como cita um antigo ditado: “Diga-me com quem andas e te direi quem és”. Uma das coisas mais destrutivas é conhecida como fofoca. Entre os adeptos do clube das frustrações existem alguns maledicentes que querem provocar opiniões polêmicas provenientes de terceiros para envenenar o próximo com situações danosas e destrutivas. Trata-se de um jogo mesquinho e repleto de politicagem.

Muitos dos que caem neste jogo de sair propagando a fofoca ouvida podem acabar sendo responsabilizados enquanto o articulador da maldade sai ileso, lamentavelmente divertindo-se com a desarmonia causada pela manipulação. O motivo da geração de fofocas pode estar arraigado em um mal conhecido como inveja. Inclusive este sentimento é algo tão antigo que foi mencionado entre os dez mandamentos: “não cobiçar as coisas alheias”.

Geralmente pessoas com alto grau de competitividade costumam cultivar este desejo desprezível. Desta forma procure não dar atenção aos invejosos. Ficar dando importância a estes acabará por fazer com que perca tempo na construção do que é importante para a sua vida. Indivíduos que cultivam este tipo de desgosto, muitas vezes querem ser ou ter algo do invejado. Entretanto, como não conseguem muitas vezes, preferem não ver o sucesso e realização do próximo. Somente pessoas mais evoluídas mentalmente e espiritualmente conseguem se libertar desta forma de mediocridade. Assim, não dê trela ao sentimento dos invejosos. Ao invés de gastar tempo pensando nisto, gaste o tempo precioso para executar e construir algo útil.

Em várias citações encontradas é atribuído a Shakespeare o pensamento: “Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra”. Assim é a inveja. Por isso desvencilhe-se e não se mantenha focado em pessoas invejosas, pois elas acabarão consumidas por si mesmas e pelo sentimento destrutivo do qual se alimentam.

Seja ético e mantenha o foco

A inveja também foi descrita entre os sete pecados capitais e lastimavelmente faz parte do meio corporativo. Quando um profissional é promovido e assume um novo cargo, existirão os que dirão que ele já não é o mesmo. Outros dirão que a promoção lhe subiu a cabeça ou que se tornou um bajulador de seus superiores. Realmente o poder é complicado para alguns que recebem uma oportunidade de liderar. Pode ocorrer que alguns não saibam lidar com o poder atribuído, porém isto não ocorre em todos os casos. De toda forma, sempre existirá o bônus e o ônus do cargo ocupado.

Cita um ditado popular que: “árvore que dá bons frutos é a que mais leva pedrada”. Os profissionais que possuem maior produtividade são os que mais incomodam os que não querem se mover ou que só gostam de reclamar apontando problemas. Cita outro ditado de autoria desconhecida que: “ninguém chuta cachorro morto”. Em outras palavras, em um número considerável de ocasiões, se alguém é muito atacado pode ser porque de certo modo segue incomodando alguns insatisfeitos. Torna-se necessária então uma análise criteriosa da situação vivida, dos envolvidos e fatos ocorridos.

Algumas rodinhas que se reúnem no meio organizacional são inclusive conhecidas como rádio corredor ou rádio peão. Mantenha-se o máximo possível distante deste pessoal e jamais ajude a fomentar fofocas ou intrigas pessoais em qualquer meio. Certas pessoas se irritam com os defeitos dos outros sendo que na verdade estes defeitos são os mesmos que elas possuem em maior nível. Em suma, semelhantes atraem semelhantes. Assim como bons profissionais se atraem, os péssimos também se encontram.

O grupinho da maledicência costuma ter opiniões destrutivas por serem sérios críticos incapazes de serem construtivos. Seja ético e liberte-se de companheiros de trabalho que cultivam a inveja, a negatividade ou somente sabem apontar problema sem soluções. Se de tudo não houver meios de evitar estes tipos de profissionais, escute por um ouvido e descarregue todo conteúdo negativo pelo outro. Existirão os que lhe condenarão por não participar do meio de fofocas.

Na verdade, estarão incomodados por você não querer fazer parte do círculo das maledicências. Poderão até lhe atacar de certa maneira por causa disto. De toda forma, prefira ser alvo da insatisfação de alguns a fazer parte de uma roda de negatividade e frustração. Evite convivência com os que somente sabem reclamar e criticar sem apresentar soluções. Procure cercar-se de pessoas éticas e positivas. Afinal, ninguém vence sozinho e estar ao lado das pessoas certas pode fazer toda a diferença.

*André Prado é Mestre em Educação com Menção em Gestão pela Universidad Politécnica Salesiana Ecuador, pós-graduado em Engenharia da Qualidade e bacharel em Administração de Empresas. Desenvolve atividades na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo, Faculdade Canção Nova e Centro Universitário Teresa D’Ávila. Para conhecer mais sobre gestão visite o site: www.andreprado.com.br

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo