Artigo- Empreendedorismo

Como buscar alternativas para sobreviver em tempos de crise?

Especialista oferece soluções empreendedoras para brasileiro driblar a crise do país

André Prado*

O mercado informal e a carreira pública

Foto: PhotoBylove by Getty Images

Com o agravamento de uma das maiores crises de cunho econômico, político e social vivenciada no país, torna-se natural que milhões de desempregados busquem uma solução para sobreviver.

Uma solução encontrada tem sido o mercado informal, embora este também sofra influências geradas pela crise. Como todo tipo de mercado, este também oferece riscos. A economia informal é representada por sacoleiros, camelôs, vendedores e outros tipos de autônomos. Trabalhando de forma informal, estes não possuem empresa registrada, não têm registro em carteira de trabalho, não pagam determinados tipos de impostos ao governo entre outras coisas.

Quando exercem a função de ambulante, caso não estejam devidamente habilitados a vender em uma localidade, podem perder toda a mercadoria do dia para a noite. Para que isto não ocorra, algumas vezes acabam pagando propina para que a fiscalização não apreenda os produtos que fazem parte do suado ganha-pão. Não é uma vida fácil, por isso esta não tem sido a escolha preferida dos que possuem alternativas. Quando possuem determinado nível de estudo, alguns sonham em ingressar no serviço público para ter a tão afamada estabilidade.

Entretanto, a maior parte dos candidatos não tem preparo algum. Pagam as taxas de inscrições desejando ingressar na carreira pública através de uma loteria de opções assinaladas sem convicção nas provas de seleção. É uma pena, pois somente perdem dinheiro com o pagamento de taxas de inscrição. Cabe ressaltar carreira pública é mais constante, salvo alguma má gestão que possa ocorrer em alguns lugares. É preciso saber que existem diferenças entre os concursos públicos das esferas municipal, estadual e federal.

Vez por outra, algum meio midiático informa sobre alguns casos de fraudes em alguns concursos públicos. Aliás, em algumas instâncias, existem indivíduos que buscam a contratação através de apadrinhamento em um jogo de cartas marcadas. Não de pode negar que isto ocorre, mas política muda como nuvens, e, no dia seguinte, alguém pode ser eleito e procure outras pessoas para assessorá-lo.

De toda forma, ainda existem concursos públicos idôneos. Porém, para passar em uma seleção tão rigorosa é necessário tornar-se um concurseiro e estudar muito para procurar gabaritar as provas.

O empreendedorismo como oportunidade

Uma opção para algumas pessoas em busca da sobrevivência tem sido empreender formalmente um negócio. Entretanto, sabe-se que na maioria das vezes o sistema educacional brasileiro não estimula os educandos a desenvolverem a inteligência financeira.

Para ser um bom empreendedor é possível sonhar, mas este deve manter a razão e os pés no chão. Para planejar, idealizar e concretizar um empreendimento torna-se necessário determinado conhecimento em gestão, muito trabalho, controle, disciplina entre outros atributos desejáveis.

Muitos escolhem ingressar em mercados que lhe faltam conhecimento (know-how) apenas pelo motivo de aquela ocasião aquele tipo de negócio parecer promissor. Sem conhecimento em gestão de negócios da área de atuação, sem trabalho efetivo e com muitos devaneios, não é à toa que as estatísticas demonstram que uma quantidade significativa de empresas acabe fechando as portas em poucos anos. Existem aqueles que investem dinheiro muitas vezes emprestado em alguns tipos de comércios que irá à falência em pouco tempo.

Arriscar faz parte de qualquer negócio, mas iniciar um empreendimento com dívidas significativas achando que este oferecerá rentabilidade sustentável em curtíssimo prazo é praticamente loucura. Para abrir uma empresa, entre uma série de observações, é necessário antes de tudo um sério planejamento que contenha um estudo de mercado. Desenvolver um bom plano de negócio (business plan) em conformidade com a realidade é primordial.

Entre outros fatores é preciso elaborar uma análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (matriz SWOT). Também é vital realizar estimativas de despesas fixas e variáveis e tempo de retorno do investimento considerando cenários otimistas, regulares e pessimistas. Jamais ingresse em mercados desconhecidos a não ser que tenha recursos sobrando para correr um risco elevado.

Empreender é algo muito bom, gera empregos e permite crescimento econômico. Portanto, quando estiver pensando em abrir uma empresa, além do planejamento necessário, nunca é demais realizar cursos e treinamentos específicos, buscar informações em organizações de apoio ao empreendedor, ouvir opiniões de empresários, especialistas ou pessoas ligadas familiarizadas com o ramo dos negócios.


*André Prado é Mestre em Educação com Menção em Gestão pela Universidad Politécnica Salesiana Ecuador, pós-graduado em Engenharia da Qualidade e bacharel em Administração de Empresas. Desenvolve atividades na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo, Faculdade Canção Nova e Centro Universitário Teresa D’Ávila. Para conhecer mais sobre gestão visite o site: www.andreprado.com.br

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo