Artigo- Empreendedorismo

Como ter sucesso na vida pessoal e profissional

Especialista fala sobre as expectativas pessoais e profissionais

André Prado*

O sucesso na vida pessoal e profissional

Uma quantidade significativa de usuários da internet está mais preocupada em veicular imagens do que em demonstrar o que realmente são. Parece que o mundo das aparências se tornou algo a ser divulgado a todo instante. O nível de exposição tornou-se impressionante nos últimos tempos.

Há quem poste fotos nas redes sociais como se fosse um pop star portando um instrumento musical sem saber tocar sequer uma nota. Este é só um exemplo. De modo geral tem muita gente querendo ser o que não é. Muitos querem copiar a vida de esportistas, artistas, personalidades, celebridades ou do próximo. Entretanto não querem fazer o mínimo esforço para alcançar o merecimento que tornou tais pessoas bem sucedidas.

Existem aqueles que querem receber as medalhas olímpicas de um atleta sem passar pelas horas de confinamento, dores no corpo geradas pelos treinamentos excessivos ou a ausência da convivência com os familiares. Em suma, alguns sonham com o sucesso sem esforço, dedicação e muito empenho.

Muitos confundem inclusive fama com sucesso. É preciso saber que há diferenças entre estas duas palavras. Uma está mais ligada à reputação e outra aos êxitos obtidos nos resultados de suas atividades. Existem indivíduos bem sucedidos que não são famosos, pois talvez o sucesso ao invés da fama seja o alvo preferido.

Pode haver muitos sentidos distintos sobre o que é ter sucesso na vida pessoal. Independente disto tornam-se admiráveis as pessoas que valorizam mais o Ser do que o Ter. Lamentavelmente existem pessoas que têm tão pouco a mostrar interiormente que acabam por tentar ressaltar o lado externo, como bens materiais, status e outras ilusões. Fazem isto para ludibriar alguns que infelizmente valorizam estas banalidades.

Há coisas mais importantes nesta vida. Quando um ser humano nasce, não vem com nada ao mundo. Quando morre também não é possível levar nada. O maior legado que uma pessoa pode deixar é o que realmente fez de bom e o significado que tem para os outros. Por esta ótica, ter as expectativas pessoais atendidas pode se relacionar a tornar-se uma pessoa digna e reconhecida em seu meio social, ser um cidadão íntegro consciente de seus direitos e deveres e vencer como unidade familiar.

Expectativas profissionais

Na vida profissional há um número considerável de colaboradores que deseja atingir o sucesso. Porém, para que isto seja possível é necessário talento, disciplina e perseverança. Pode parecer clichê, mas realmente o único lugar que o sucesso aparece antes do trabalho é no dicionário.

Um profissional de sucesso trabalha muito e não tem pensamento linear parecido com a maioria. Ele é capaz de tornar-se uma mosca branca. Em outras palavras, transforma-se em alguém que pensa fora da caixa. Em uma seleção de emprego, após atender os requisitos mínimos de preenchimento de uma vaga, as organizações empreendem etapas para selecionar um candidato. Geralmente não estão atrás de algo que uma pessoa faça de comum. Muito pelo contrário, estão procurando algo que a pessoa faça de forma diferente das demais. Portanto, ter um diferencial é fundamental. Este quesito é muito importante para profissionais que querem se destacar no mercado de trabalho.

No entanto, alguns tentam enganar os entrevistadores. Porém, boa parte dos selecionadores possuem formação e meios de analisar a informação concedida pelo proponente. Seja através de dinâmicas ou observações comportamentais realizadas pelos colaboradores experientes que participam das avaliações de recrutamento.

Profissionais de sucesso atendem as expectativas e convivem com as diferenças, são constantes e possuem incrível persistência para perseguir metas e objetivos, permanecem focados e possuem a disposição para correr riscos, não ficam na mesmice dos pensamentos cartesianos e se orgulham quando a sua equipe vence entre outros fatores. De uma forma geral, são indivíduos que se realizam quando as pessoas em que depositam credibilidade também conseguem obter excelentes resultados.

*André Prado é Mestre em Educação com Menção em Gestão pela Universidad Politécnica Salesiana Ecuador, pós-graduado em Engenharia da Qualidade e bacharel em Administração de Empresas. Desenvolve atividades na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo, Faculdade Canção Nova e Centro Universitário Teresa D´Ávila. Para conhecer mais sobre gestão visite o site: www.andreprado.com.br

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo