Artigo Empreendedorismo

Como manter o foco para atingir uma meta?

Muitas são as distrações que nos tiram do foco, diz especialista

André Prado*

Na vida pessoal ou na carreira profissional há quem não atinja metas definidas por não conseguir manter o foco. Existem várias coisas neste mundo que tiram o foco das pessoas. Está certo que alguns indivíduos não sabem muito bem o que realmente querem. Outros até tentam atingir seus objetivos, mas se perdem com as distrações que surgem no caminho.

É preciso saber estabelecer prioridades e persegui-las com disciplina, abdicação e determinação até que o alvo desejado seja atingido. O que diferencia vencedores de perdedores é que os vencedores dificilmente desistem de suas investidas. Nem todas as tentativas dos vencedores resultam em sucesso, por isso, às vezes, eles mudam a forma de buscar o que desejam alcançar. No entanto, para que isto seja possível é preciso saber manter o foco. “Atirar para todos os lados” pode ser apenas desperdício esforços. Concentrar-se para atingir o que se almeja é mais eficiente e eficaz.

Em tudo isto o fator tempo é fundamental, pois a maioria se perde em tentativas frustradas por não saber se organizar, estabelecer o que realmente é prioritário e persistir na busca do que deseja. Em relação ao tempo, não é a quantidade despendida o mais importante e sim a qualidade empregada. Como exemplo pode-se observar a existência de pessoas que passam uma quantidade de tempo considerável com alguém, mas não estão presentes de corpo e alma. Em contrapartida, existem os que passam menos tempo, mas com uma qualidade que torna a presença significativa e marcante.

Ao invés de manter o foco no que é importante na vida profissional, familiar e pessoal, há quem se distraia constantemente com o celular, com fofocas ou com um monte de coisas que não produzem benefícios. Definir metas tangíveis e relevantes não é algo fácil. Sabe-se que certos equívocos podem surgir neste contexto. Porém, quando o planejamento de prioridades é bem definido fica mais fácil chegar ao resultado desejado.

Gestão do Tempo

Um fator relevante para alguém que deseja manter o foco no que se pretende atingir, é aprender a realizar uma boa gestão do tempo. No livro Academias: Estratégias para o Sucesso escrito em 2000 (categoria Business & Economics da Sprint Editora), o autor Jurandir Araguaia menciona que o Papa Pio XII quando almejava que algo fosse realizado de modo competente, atribuía a tarefa aos mais ocupados. Mas como assim?

É simples, o Papa descobriu que as pessoas mais ocupadas são as que conseguem melhor administrar o tempo. Atualmente há empresas que possuem colaboradores que cultuam o presenteísmo. Estes geralmente são excelentes cumpridores de horário, mas péssimos em produtividade. Entretanto, organizações que conseguem contratar talentos capazes de manter o foco em atingir resultados, pode inclusive permitir horários flexíveis de trabalho. É claro que isto depende muito da área de atuação da corporação.

De toda forma, até mesmo algumas indústrias que trabalham com rígidas datas de entrega de produtos já adotam jornadas flexíveis, desde que anteriormente definidas pelo colaborador e informadas com antecedência ao setor de Recursos Humanos. Para manter o foco, profissionais capazes de gerenciar bem o tempo sabem dizer “não” quando necessário, explicando os motivos pelos quais negaram algo. Conseguem dividir as atividades laborais em prioridades: urgentes, medianas ou adiáveis. Conhecem bem o seu relógio biológico desenvolvendo o que é urgente nos horários em que são mais produtivos.

Empresas que têm em seus quadros colaboradores capacitados a realizar uma boa gestão do tempo possuem menos problemas inclusive com o absenteísmo. Isto se dá pelo fato de que funcionários que administram melhor o tempo acabam desenvolvendo por consequência uma melhor qualidade de vida. Com isto sobra mais tempo para cada um fazer o que aprecia. Assim, o período livre pode ser utilizado para conviver com a família, desenvolver um hobby, praticar alguma atividade física, se divertir entre outras coisas essenciais e importantes para restaurar as forças para o bom desenvolvimento atividades.

*André Prado é Mestre em Educação com Menção em Gestão pela Universidad Politécnica Salesiana Ecuador, pós-graduado em Engenharia da Qualidade e bacharel em Administração de Empresas. Desenvolve atividades na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo, Faculdade Canção Nova e Centro Universitário Teresa D´Ávila. Para conhecer mais sobre gestão visite o site: www.andreprado.com.br

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo