Ano do Laicato

Comissão da CNBB apresentará ao Papa experiências do Ano do Laicato

Segundo Dom Severino Clasen, presidente da Comissão para o Laicato, na quarta-feira, 26, os bispos terão uma reunião com o Papa Francisco

Da redação, com CNBB

Representantes da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) embarcam nesta segunda-feira, 24, para Roma, onde participarão de um encontro promovido pelo Dicastério dos Leigos, Família e Vida sobre a “Promoção e Formação dos Fiéis Leigos: Boas Práticas” de 25 a 28 de setembro desta semana.

Leia mais
.: Em homilia, Dom Severino retoma objetivos do Ano do Laicato
.: Comissão Especial para o Ano do Laicato lança cartilha em Brasília
.: Papa Francisco envia saudação à Igreja no Brasil pelo Ano do Laicato

Dom Severino Clasen é bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB/ Foto: CNBB

Segundo o bispo de Caçador (SC), Dom Severino Clasen, presidente da Comissão para o Laicato, 15 conferências episcopais da África, América do Sul, América do Norte, América Central, Ásia, Oceania e Europa foram convidadas para compartilhar suas experiências e refletir sobre os processos e indicativos para a formação de leigos. “Será uma possibilidade de dialogarmos com outras conferências encorajando-as para que valorizem o laicato como vem fazendo a CNBB”, disse.

Dom Severino também informou que na quarta-feira, 26, os bispos terão uma reunião com o Papa Francisco. “Manifestaremos nosso apoio ao Papa e também teremos a oportunidade de falar o que está acontecendo no Ano Nacional do Laicato. Vamos mostrar ao Papa que estamos com ele”, disse.

De acordo com a presidente do CNLB, Marilza Lopes Schuina, os representantes brasileiros realizarão uma apresentação em Roma que tratará dos seguintes aspectos: o Ano Nacional do Laicato no Brasil; a experiência do Centro Nacional de Fé e Política e das Escolas de Formação; a formação organizada pelo Instituto de Pastoral Regional (IPAR), Regional Norte; e o processo de formação desenvolvido pelo Conselho Nacional do Laicato do Brasil, organismo de Comunhão Eclesial que busca o aprofundamento da vocação laical. Os representantes brasileiros também abordarão os vários “Cursos de Teologia” para leigos e leigas oferecidos por dioceses, regionais e faculdades.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo