Meeting point

Bispo fala do Ano do Laicato e da atuação do leigo jovem

No segundo “Meeting Point” da 56º Assembleia Geral, Dom Severino Clasen comentou desdobramentos do Ano do Laicato

Julia Beck
Enviada a Aparecida (SP)

Dom Severino (em pé) fala aos jornalistas sobre o Ano do Laicato / Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

O Ano do Laicato foi o tema em pauta no segundo meeting point da 56º Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizado na manhã desta sexta-feira, 13. Participaram do encontro com os jornalistas o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, Dom Severino Clasen, e a presidente do Conselho Nacional de Leigos da CNBB, Marilza Schuina. 

Acesse
.: Cobertura da 56ª Assembleia Geral da CNBB

Por ocasião do Dia do Jovem, nesta sexta-feira, 13, a equipe do noticias.cancaonova.com conversou com Dom Severino Clasen sobre a atuação do leigo jovem. Confira a seguir: 

Aos jornalistas presentes no meeting point, Dom Severino comentou os desdobramentos do Ano do Laicato e as atividades propostas para os leigos e leigas durante este período. Ele destacou o principal objetivo desse Ano: conscientizar os leigos sobre a posição que devem ocupar na Igreja e na sociedade, a de protagonistas.

Para que isso aconteça, o bispo reafirmou a necessidade, em meio às problemáticas sociais, da redescoberta de quem é Jesus, uma vez que, reconhecendo Sua identidade, os leigos depositam suas esperanças Nele. “A sociedade precisa de pessoas do bem”.

Dom Severino recordou que os cristãos leigos têm três documentos da CNBB que os apoiam neste Ano do Laicato: o documento 100, sobre a logística e o ambiente onde os leigos estão inseridos; o 105, propriamente criado, com a contribuição dos leigos, para o Ano do Laicato e que tem como base o Concílio Vaticano II; e o 107, que incentiva a anunciação da Boa Nova de Jesus ao mundo.

Dom Severino comentou já perceber  o envolvimento dos leigos neste Ano, e ressaltou a contribuição das mídias católicas para o envolvimento massificado destes fiéis. Apesar da diferença dos serviços entre o clero e os leigos, o bispo mostrou-se animado com a desmistificação de uma Igreja fragmentada por categorias. “Todos somos batizados, por isso não podemos dividir a Igreja em categorias”, frisou.

Neste contexto, Marilza expôs algumas atividades já realizadas durante o Ano do Laicato e algumas previsões para os meses seguintes. Segundo ela, serão realizados 16 seminários nos regionais da CNBB com temas variados, entre eles “Papa Francisco e o Laicato”, “Três anos da Laudato Sí”, “Família” e “Política”. Além dos seminários, também está prevista a “Semana Missionária para uma Igreja em Saída” e uma “Assembleia Nacional”.

Saiba mais sobre o leigo na reportagem abaixo: 

 

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo