Missa na 56ª AGCNBB

Em homilia, Dom Severino retoma objetivos do Ano do Laicato

A partir do exemplo do testemunho de Estevão, Dom Severino falou da importância de dar testemunho de Cristo, retomando os objetivos do Ano do Laicato

Jéssica Marçal
Da Redação 

Dom Severino Clasen, bispo de Caçador (SC) durante homilia na Missa desta manhã / Foto: Reprodução TV Canção Nova

O bispo de Caçador (SC), Dom Severino Clasen, presidiu a Missa desta segunda-feira, 16, na abertura dos trabalhos do dia da 56ª Assembleia Geral da CNBB. Ele preside a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato e retomou, na homilia, os objetivos do Ano Nacional do Laicato e a importância de dar testemunho de Cristo. 

Acesse
.: Cobertura da 56ª Assembleia Geral da CNBB

O Ano Nacional do Laicato convida a aprofundar a identidade, vocação, espiritualidade e missão dos leigos, recordou Dom Severino, enfatizando a necessidade de testemunhar Jesus Cristo na sociedade, o que vai ao encontro da Primeira Leitura do dia, que traz a figura de Estevão, mártir da Igreja conhecido pela fidelidade no testemunho de Cristo. “Estevão enfrenta um grande conflito (…) ao aprofundar a identidade, vocação, espiritualidade e missão para poder, com liberdade, testemunhar Jesus Cristo e seu Reino”.

O bispo chamou atenção para o fato de que Estevão não se entregou diante das ameaças, mas permaneceu fiel. “Nós pastores temos essa primeira missão, de apresentar com vigor, o exemplo, a coragem dos primeiros cristãos e como eles foram firmes no testemunho de fidelidade”.

Entrada do cartaz do Ano do Laicato / Foto: Reprodução TV Canção Nova

Dom Severino destacou ainda que a iniciação à vida cristã deve conduzir os que desejam seguir Jesus no amor profundo do seguimento, buscando-O em todas as circunstâncias da vida. “Jesus não sai do mundo, mas permanece no mundo para que seja encontrado, alcançado e seguido. É preciso ir ao encontro Dele e segui-Lo”.

Nesse processo de busca, a Eucaristia é o alimento que fortalece e fomenta a comunhão, observou o bispo de Caçador (SC), que rezou para que o Ano do Laicato produza em cada cristão a consciência de seguir firme na busca e testemunho de Jesus.

“Nós nos alegramos com o testemunho de cristãos leigos e leigas que neste Ano Nacional buscam seguir Jesus Cristo participando ativamente nos exercícios da comunidade de fé, pois não existe fé cristã sem comunidade eclesial. Eis o nosso testemunho de comunhão no episcopado”.

“Que o Espírito Santo ilumine todas para que essa 56ª Assembleia Geral confirme o princípio da unidade, da caridade, da ternura e não nos deixemos desanimar pelos que tentam destruir a alegria de sermos irmãos e nos querermos bem”.

A Assembleia da CNBB está sendo realizada em Aparecida (SP) desde a última quarta-feira, 11, e segue até sexta-feira, 20. O tema central desta edição do evento é “Diretrizes para a Formação de Presbíteros”.

 

 

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo