A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) será homenageada na solenidade de entrega da Medalha do Mérito do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) – Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rêgo Santos, na categoria Comenda. A Medalha será recebida pelo arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência, cardeal Raymundo Damasceno Assis.
A solenidade será realizada nesta sexta-feira, 13 de setembro, às 18 horas, no Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte (MG). A Comenda do Ministério Público é concedida, anualmente, a pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado, na sua área de atuação, relevantes serviços ao Ministério Público.
A Medalha do Mérito do Ministério Público foi criada pela Lei Complementar nº 34, de 12 de setembro de 1994. Sua concessão foi regulamentada em ato do Procurador-Geral de Justiça, no ano de 2002 (Resolução nº 74/2002).
Sobre a CNBB
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é a instituição permanente que congrega os bispos da Igreja católica no país. "A exemplo dos Apóstolos, conjuntamente e nos limites do direito, eles exercem algumas funções pastorais em favor de seus fiéis e procuram dinamizar a própria missão evangelizadora", explica o site da instituição.
São membros da CNBB, a partir da posse no ofício e enquanto ocupam, os bispos diocesanos, os bispos auxiliares, os bispos titulares e os prelados das Igrejas orientais católicas.