Comemoração

CNBB celebra 62 anos de missão nesta terça-feira

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nasceu em 1952 e se multiplicou por todo o Brasil, ganhando espaço com sua forma de evangelizar

Da redação, com CNBB

Hoje, a CNBB reúne mais de 460 membros, entre cardeais, arcebispos e bispos / Foto: CNBB

Há 62 anos nascia a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a missão de congregar os bispos da Igreja Católica no país. A entidade iniciou com um pequeno grupo de bispos, padres, religiosos e colaboradores, sob a inspiração do então padre Hélder Câmara, em 14 de outubro de 1952.

Com o passar dos anos, a conferência cresceu e multiplicou sua ação evangelizadora no Brasil. Hoje, reúne mais de 460 membros, entre cardeais, arcebispos e bispos.

Durante Missa comemorativa, realizada nesta terça-feira, 14, na sede da Conferência da qual participaram os funcionários da entidade, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, recordou que o Papa Francisco agradeceu o empenho da Igreja no Brasil a serviço do Reino de Deus.

“Ao celebrarmos os 62 anos da CNBB, celebramos também a vida dos nossos bispos, das nossas dioceses e dos filhos e filhas de Deus. O compromisso da Conferência com a vida e a salvação do povo. Não apenas a vida das pessoas que estão nas comunidades e paróquias, mas a vida de cada pessoa presente na sociedade. Nossa missão é servir, assim como nos pede Jesus”, disse o bispo.

A serviço do povo

Sua missão acontece em comunhão com as arquidioceses, dioceses, eparquias, prelazias, exarcados e ordinariatos. Ao todo, são 276 circunscrições eclesiásticas, tendo como pastor o bispo local, que conta com a colaboração das pastorais, organismos e movimentos.

O principal objetivo da Conferência consiste em promover a vivência e a comunhão entre os bispos e a vida fraterna e comunitária em cada diocese. Ao celebrar mais de seis décadas a serviço da evangelização, a entidade busca renovar constantemente sua dinâmica de atuação, motivada pela Palavra.

Para o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, a Conferência tem buscado caminhar em unidade com o Papa Francisco, a partir das orientações e ensinamentos da Igreja. Com base nesse propósito, procura assumir, a cada dia, a alegria do Evangelho, como ensina o Santo Padre.

“Francisco nos convida a ser discípulos e missionários de Jesus Cristo com esse espírito de alegria, de confiança em Deus, pois Ele está conosco. A vitória é de Deus e, portanto, a vitória é nossa, em nossos trabalhos e missão. Apesar das dificuldades e obstáculos pelos quais temos que passar no dia a dia”, disse Dom Damasceno.

Ao longo de sua trajetória, a CNBB exerce suas atividades pastorais em favor dos fieis, na dinâmica da missão evangelizadora. “As conferências episcopais são sinônimos da colegialidade na Igreja que é mistério de Deus e vive na comunhão. Não uma comunhão na uniformidade, mas na diversidade de seus membros e nos dons que o Espírito Santo concede ao povo. Então, à medida que essa comunhão se fortalece, também é a missão da Igreja que avança. A Igreja é mistério, comunhão e missão”, explica o cardeal.

No dia 30 de setembro, a presidência da CNBB teve encontro com o Papa Francisco, no Vaticano. Na ocasião, foram apresentados ao Pontífice os últimos documentos produzidos pela Conferência, assim como um panorama da vida e da missão da entidade.

Traços da história

A história da Conferência conta com personagens que contribuíram para concretização deste sonho. Um deles foi o jovem padre Helder Câmara que, em 1936, aos 27 anos, foi transferido para o Rio de Janeiro com a incumbência de instalar o Secretariado Nacional da Ação Católica Brasileira, sendo a precursora da Conferência dos Bispos do Brasil.

A proposta de criação da CNBB começou a ganhar vida em 1950. Em dezembro daquele ano, monsenhor Helder Câmara teve o primeiro encontro privado com o monsenhor Giovanni Battista Montini, da Secretaria de Estado do Vaticano e futuro Papa Paulo VI. Na ocasião, padre Helder apresentou a ele o projeto da CNBB. Num curto período de tempo, entre a morte dos papas Pio XII e João 23, chegava ao Trono de Pedro o papa Paulo VI.

Após três anos da eleição do papa Paulo VI, em 21 de junho de 1963, foi fundada a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Passos decisivos para a presente figura da CNBB foram o Concílio Vaticano II e o Encontro Latino-americano de Medellín.

A primeira Comissão eleita para gestar a CNBB teve como presidente o cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta. Dom Hélder Câmara exerceu a função de secretário geral até 1964 e deixou um legado de fé e de importantes conquistas na Conferência. “Os homens se movem e Deus os conduz: eis o resumo das minhas impressões ao recordar o surgimento da CNBB e sua caminhada”, lembrava Dom Helder Câmara.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo