16 de setembro

CNBB anuncia mudanças em debate com presidenciáveis

Presidente da CNBB pede apoio aos bispos para o debate com os candidados à presidência do Brasil

Da redação, com CNBB

eleicoes_cnbbO presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Raymundo Damasceno Assis, pediu hoje, 26, aos bispos do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), reunidos em Brasília, apoio ao debate com os candidatos à Presidência da República.

O debate, promovido pela CNBB, será realizado no dia 16 de setembro, a partir das 21h30, e será transmitido ao vivo por oito emissoras de inspiração católica, 230 rádios, bem como portais católicos, entre os quais o Sistema Canção Nova de Comunicação.

“Enviamos o convite a todos os bispos para que, se possível, participem do debate e repassem o recado às dioceses, padres, religiosos, leigos para que acompanhem a transmissão do evento”, disse Dom Damasceno ao Consep.

Alterações

Na última sexta-feira, 22, Dom Damasceno participou de uma reunião com os representantes dos partidos, convocada após a fatalidade ocorrida com Eduardo Campos e devido às mudanças nas agendas dos candidatos.

Na ocasião, foi confirmado o debate com os presidenciáveis no dia 16 de setembro. Entretanto, houve duas alterações: a mudança de local, dos estúdios da TV Aparecida para o Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, ao lado do Santuário Nacional, e do mediador do debate, que será o jornalista Rodolpho Gamberini, da Rede Aparecida de Comunicação.

Para o evento, foram convidados mais de 350 bispos da CNBB, que irão colaborar com sugestão de perguntas que poderão ser incluídas no debate.

O Debate

No primeiro bloco, os convidados irão responder a uma única pergunta elaborada pela presidência da CNBB, em ordem já definida por sorteio na presença dos representantes dos partidos. Cada candidato terá dois minutos para resposta.

Durante o segundo bloco, os candidatos irão responder a perguntas propostas pelos bispos indicados pela CNBB, sobre temas como saúde, educação, habitação, reforma agrária, reforma política e lei do aborto.

No terceiro bloco, os convidados responderão a perguntas de jornalistas das mídias católicas. O quarto bloco será de embate entre os candidatos à presidência do Brasil. E o último bloco será dedicado às considerações finais dos convidados.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo