Fé no mundo digital

Reflexão sobre evangelização na internet abre 4º Encontro da Pascom

“A característica fundamental das redes sociais não é o emergir de conteúdos e sim as relações humanas”

Daniel Machado
Enviado especial

“Comunicação, desafios e possibilidades para evangelizar na era da cultura digital”. Este é o tema do 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom) e do 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, realizado pelas comissões episcopais para a Comunicação e Juventude da CNBB, que teve início nesta quinta-feira (24) na cidade de Aparecida do Norte, interior de São Paulo.

O encontro, que acontece nos dias 24 a 27 de julho, e que conta com a participação de 800 pessoas ligadas a comunicação católica de todo o Brasil, teve abertura com a reflexão de Dom Darci, bispo auxiliar de Aparecida, e Dom Eduardo Pinheiro, presidente da Comissão para a Juventude da CNBB, além de outros profissionais da comunicação do Brasil e América Latina.

Encontro da Pascom em Aparecida-SP/ Foto: Luana Oliveira-CN

Encontro da Pascom em Aparecida-SP/ Foto: Luana Oliveira-CN

A palestra de abertura ficou por conta do padre italiano Antônio Spadaro, sacerdote Jesuíta, doutor em teologia, consultor do Pontifício Conselho para a Comunicação Social do Vaticano e autor do livro cyberteologia, pensar o cristianismo em tempos de rede.

Em sua palestra, padre Spadaro recordou que estar na internet é estar conectado, mas como pessoa humana. “A internet não é ferramenta ou instrumento de evangelização, mas antes uma experiência, um ambiente real de encontro com pessoas”, disse.

“A internet é um tecido de conexões de minhas experiências humanas. Eu posso viver uma experiência concreta com pessoas que estão longe de mim, por exemplo, então não vivo algo virtual mas um real no virtual. A internet é um ambiente de experiência”, recordou o sacerdote.

Falando sobre os desafios da evangelização, padre Spadaro destacou que a evangelização não é propriamente a transmissão de conteúdo e sim o testemunho. “A característica fundamental das redes sociais não é emergir de conteúdos e sim relações. A cultura do tempo digital não se compreende pensando apenas em conteúdo, mas pensando relações, pensando numa rede de pessoas humanas”

“Evangelizar no facebook ou twitter não significa postar uma frase do evangelho ou uma imagem piedosa, mas sim testemunhar uma vida normal, de quem encarna uma vida cristã no seu dia-a-dia. O evangelho não é uma mensagem abstrata, ele precisa ser traduzido com atos concretos, e isto também na internet”, disse o sacerdote italiano.

Durante o 4º Encontro da Pascom, acontecerá também o 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, que tem por objetivo partilhar as experiências vivida pelos comunicadores católicos em todo o Brasil, seja em suas paróquias, dioceses, congregações e novas comunidades. Segundo os organizadores, os 4 dias de encontro devem ser marcados pelo aprofundamento dos temas, a troca de experiências entre os comunicadores mas também pelos momentos fortes de espiritualidade e oração, como adoração ao Santíssimo Sacramento e celebração da Eucaristia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo