Baixa na inflação

Taxa de inflação para famílias de baixa renda é a menor em quase 20 anos

A taxa de inflação do INCP se manteve praticamente estável ao registrar alta de apenas 0,02%

Da redação, com Agência Brasil

A queda na taxa de inflação surpreendeu as famílias de menor renda — entre um e cinco salários mínimos – nesta sexta-feira, 6, após resultados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A taxa do mês de setembro fechou em baixa e já é considerada a menor em 20 anos, praticamente estável ao registrar alta de apenas 0,02%.

O resultado, quando comparado ao do mesmo mês do ano passado, 2016, que registrou aumento de 0,08%, apresenta diferença de 0,06%. O índice é também inferior em 0,18 ponto percentual ao IPCA, que mede a variação de preços para as famílias com renda entre um e 40 salários, que fechou setembro com alta de 0,16%, registrando também a menor alta desde a deflação de 0,31%. 

Dados indicam também as variações acumuladas pelo INPC no ano. Em 12 meses, as baixas já são recordes: as menores para o mês de setembro desde a implantação do Plano Real. No ano, o acumulado foi 1,24%, bem abaixo dos 6,18% registrados em igual período do ano passado; enquanto a dos últimos 12 meses fechou com alta de 1,63%, ficando abaixo do 1,73% registrado nos 12 meses imediatamente anteriores.

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), demonstram forte influência pela variação dos preços dos produtos alimentícios, que tiveram queda de 0,57% em setembro. Em agosto, o resultado havia sido de -1,18%. O agrupamento dos não alimentícios ficou com variação de 0,22%, abaixo da taxa de 0,48% de agosto. O INPC é calculado pelo IBGE desde 1979 e tem praticamente a mesma metodologia do IPCA, embora abranjam faixas de renda diferentes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo